“Sabores regionais e desperdício zero de pescado”. Foi este o mote do Concurso Nutrichefe, desenvolvido no âmbito do Projeto de Educação Alimentar (PEA), com o qual se pretende fomentar práticas alimentares saudáveis e sustentáveis e valorizar a riqueza da gastronomia local.
Na prática, os alunos – divididos em dois grupos, um que junta alunos do 4.º ano de escolaridade e dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e outro que reúne estudantes dos ensinos secundário e profissional – são convidados a criar uma receita original ou adaptar uma receita tradicional, inspirada na cozinha madeirense, respeitando os princípios de uma alimentação completa, equilibrada e variada.
Esta quarta-feira realizou-se, na Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira, a prova final presencial dos alunos mais novos, com nove candidatos que puseram em cima da mesa conhecimento, talento e habilidade na confeção das propostas apreciadas pelo júri.
No 4.º ano de escolaridade, Orlando Pearson (EB1/PE Dr. Manuel da Silva Leça) foi o vencedor, enquanto Evans Pereira (EB1/PE da Ponta do Sol) e Isaac Martins (EB1/PE/C Eng. Luís Santos Costa) foram os 2.º e 3.º classificados, respetivamente.
Entre os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, o 1.º lugar foi conquistado pela dupla Sabrina Andrade e Sofia Ferreira (EBS Ponta do Sol), ao passo que Amélia Luís e Margarida Gouveia (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia) ficaram no 2.º posto e Santiago Gouveia e Yehon Duz (Externato Apresentação de Maria) fecharam o pódio.
Na cerimónia de entrega de prémios, a Secretária Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, relevou a componente extracurricular que este concurso evidencia. «É muito mais do que criatividade e inovação: é a Escola a educar para a alimentação saudável. Esta é a parte visível de um projeto pedagógico que educa para a alimentação saudável», sublinhou a governante, congratulando todos os participantes naquela final. «Foi um momento forte de aprendizagem. Há premiados, é certo, mas estou certa que todos ganharam e cresceram com esta experiência», concluiu.
A final para os alunos dos ensinos Secundário e Profissional realiza-se esta quinta-feira e conta com a colaboração da ARDITI, através do Projeto AQUAFISH0.0, e desafia os alunos a valorizar o pescado regional, promovendo a sustentabilidade e o aproveitamento integral de subprodutos como espinhas, peles e cabeças. Participam trinta alunos de três entidades de ensino: Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira, Serviço Técnico de Formação Profissional e Escola Secundária de Jaime Moniz.