A Região Autónoma da Madeira esteve representada no segundo Encontro das Comissões da Qualidade e Segurança (CQS), promovido pela Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH). O evento decorreu no dia 26 de maio, na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto.
A representação regional integrou Bruna Gouveia, diretora regional da saúde; Teresa Gouveia, ponto focal da DRS na Estratégia Regional para a Segurança do Doente 2024–2030; Filipa Vicente, coordenadora da Unidade Regional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (UR-PPCIRA); e Cristina Freitas, pediatra e responsável pela área da qualidade no Serviço de Pediatria do SESARAM, EPERAM.
As profissionais participaram em quatro mesas de trabalho dedicadas aos temas da Liderança e Governança, ao papel das CQS, aos Cuidados Pediátricos e à Avaliação da Cultura de Segurança do Doente, contribuindo para a análise e partilha de experiências, bem como para a definição de propostas de boas práticas e de melhoria contínua.
Este encontro constituiu um espaço colaborativo de reflexão e intercâmbio de conhecimento, centrado na implementação do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021–2026 (PNSD) e alinhado com o previsto na ERSD 2024–2030.
A participação da Região Autónoma da Madeira reforça o compromisso com a promoção da qualidade e da segurança dos cuidados de saúde, contribuindo para o fortalecimento da cooperação entre profissionais e instituições do setor.