Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em 2019/2020 no 3.º Ciclo do Ensino Básico - Ensino regular

Estudo - Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em 2019/2020 no 3.º Ciclo do Ensino Básico - Ensino regular 20-06-2023 Direção Regional de Administração Escolar
Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em 2019/2020 no 3.º Ciclo do Ensino Básico - Ensino regular

Na infografia e publicação  anexas apresentam-se os principais resultados do estudo realizado pelo OERAM, sobre o 3.º Ciclo do Ensino Básico na RAM. O estudo centra-se no seguimento dos alunos que ingressaram pela 1.ª vez no ensino regular do 3.º CEB no ano letivo 2019/2020, analisando a sua situação três anos após, isto é, em 2021/2022.

 

De referir que o 3.º Ciclo tem sido identificado, em sucessivos estudos, como uma etapa decisiva dos percursos educativos, tendo em Portugal como na RAM sido marcado, até recentemente, por altas taxas de insucesso e abandono escolar, sobretudo entre os alunos provenientes de contextos sociais mais vulneráveis.

 

O objetivo deste exercício foi, portanto, conhecer a situação destes alunos, de forma a apurar quantos concluíram o ciclo de ensino na duração prevista (três anos letivos), quantos permaneceram sem o concluir, quantos mudaram para outra oferta de educação e formação, e quantos não se encontravam a frequentar ofertas de educação e formação na RAM, o que significa que abandonaram ou que prosseguiram estudos noutro país ou em Portugal Continental/Açores.

 

Para calcular os indicadores apresentados, a situação após três anos dos alunos que ingressaram, pela primeira vez, o ensino regular do 3.º CEB, foi classificada numa das seguintes possibilidades:

1. Concluíram o 3.º CEB;

2. Estavam matriculados no 3.º CEB mas não concluíram;

3. Não encontrados como matriculados na Região Autónoma da Madeira


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.