Direção Regional de Administração Escolar
Entrar
Pesquisar
  • SRE
  • DRAE
    • A Direção
    • Instrumentos de Gestão
  • Docente
  • Não Docente
  • Administração e Gestão
  • Observatório de Educação

PR 3 – Vereda do Burro (Pico do Areeiro – Ribeira das Cales)

O que fazer | Atividades 30-12-2021 Direção Regional do Turismo
PR 3 – Vereda do Burro (Pico do Areeiro – Ribeira das Cales)

Download da Brochura | Detalhe:

 

Distância: 7,2 km
Dificuldade: Fácil
Duração: 2h40 m
Início/Fim: Pico do Areeiro / Ribeira das Cales - Receção Parque Ecológico do Funchal
Altitude min/máx: 1805 m / 1130 m

 

Percurso pedestre que estabelece a ligação entre o Pico do Areeiro e o centro de receção do parque Ecológico do Funchal, percorrendo áreas com flora e típicas das zonas de altitude da Madeira. 

Destaque ainda para a paisagem pelo Poço da Neve, construção singular, datada de 1813, em formato de iglô e que faz parte do património regional. Para finalizar o percurso, a exploração do vale da Ribeira das Cales, proporciona a observação de alguma vegetação indígena que ladeia as suas margens e o acesso a pequenas cascatas e lagoas que fazem parte do curso de água.

O extremo superior do percurso situa-se a 1805 metros de altitude, um pouco abaixo do topo do Pico do Areeiro (1818 metros), que é o terceiro ponto mais alto da Ilha. Na parte inicial do percurso podemos observar uma ampla panorâmica sobe o vale da Ribeira do Cidrão, que conflui no Curral das Freiras com a Ribeira dos Socorridos e também do maciço montanhoso ocidental da ilha da Madeira, onde se destaca o planalto do Paul da Serra.

 

O Poço da neve é o ponto seguinte a visitar, a cerca de 1,7km após o início do percurso. É um reservatório datado de 1813, utilizado em tempos para armazenar neve e o granizo que caiam esporadicamente nas montanhas mais altas do Funchal. O gelo era utilizado nos hospitais, hotéis e fabrico de sorvetes até à primeira metade do século XX, altura em que apareceram as primeiras máquinas de fabrico de gelo na Madeira.  

 

A continuação do percurso até ao início da Ribeira das Cales é uma oportunidade para observar espécies caraterísticas de altitude, algumas muito raras entre a flora madeirense como a sorveira, Sorbus madeirensis, ou mais comum, como as urzes, Erica platycodon e Erica arbórea, a uveira -da -serra, Vaccinium padifolium e algumas árvores, como o perado, Ilex perado e o loureiro, Laurus novocanariensis. Nestas áreas são facilmente observadas várias aves passeriformes sendo as mais comuns o corre-caminhos, Anthus berthelotti madeirenss, e o bis-bis, Regulus madeirensis.  

 

O vale da Ribeira das Cales é a descoberta seguinte por um carreiro que alterna entre a margem esquerda na parte inicial e continua pela margem direita até à aproximação ao Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal.

 

 

PR 3 – Vereda do Burro (Pico do Areeiro – Ribeira das Cales) - Desdobravél português/inglês

 


 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 


Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY

 



Autor:

Email:

feedback:

Fechar

Anexos

Descritores

PR 3 – Vereda do Burro

Copyright 2023 by Direção Regional de Informática Política de Privacidade