Número de países/membros participantes: 53 participantes da Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Estónia, França, Alemanha (Baviera), Jamaica, Lituânia, Holanda, Irlanda do Norte, Portugal (continente), Portugal Madeira, Eslovénia, Espanha (País Basco), Suécia, Inglaterra do Reino Unido e Escócia do Reino Unido.
Neste workshop tivemos a oportunidade de conhecer boas práticas nesta temática de investigação e inspeção, bem como reconhecer as mais-valias da investigação para a inspeção, os inspetores, as escolas e os decisores políticos.
É inegável que a investigação permite complementar e validar os dados e as análises da inspeção, e, dessa forma, fomentar um clima de confiança com as escolas e suportar uma abordagem de co construção e cocriação entre a inspeção e as escolas.
A investigação externa e interna permite às escolas uma análise independente e objetiva dos seus pontos fortes e fracos, suportando uma autoavaliação crítica, que permitem uma efetiva melhoria das escolas.
Por outro lado, a investigação reveste a inspeção de uma imagem de transparência, capacidade de resposta, validando assim as suas atividades que conduzem à consolidação das políticas educativas.