Direção Regional de Administração Escolar
Entrar
Pesquisar
  • SRE
  • DRAE
    • A Direção
    • Instrumentos de Gestão
  • Docente
  • Não Docente
  • Administração e Gestão
  • Observatório de Educação

Centro de Juventude do Montado do Pereiro

A sua história 30-10-2020 Direção Regional de Juventude
Centro de Juventude do Montado do Pereiro

A 3 de outubro de 2000, foi inaugurado no Montado do Pereiro, o Centro de Formação Escutista (CFE), edifício  polivalente e adaptado às diferentes atividades escutistas e guidistas, com capacidade para alojar cerca de 50 jovens.


Após alguns anos sob a gestão de um agrupamento escutista da Região, em 2009, a então Direção Regional de Juventude passa a gerir o CFE. Antes disso, em 2007, estavam previstas obras de beneficiação, no sentido de proporcionar melhores condições para a prática do escutismo, quer na vertente do acantonamento, quer na prática do campismo, bem como de outras atividades lúdico-formativas, promovidas igualmente por outras organizações juvenis, com atuação transversal na área da juventude.
Apesar de alguns espaços exteriores terem sido melhorados e adaptados às atividades anteriormente referidas, o edifício principal nunca foi intervencionado de forma a proporcional o conforto e condições ideais que inicialmente foram visadas à prática e fomento do escutismo.

Com o passar do tempo e em resultado das intempéries dos últimos anos, o estado do edifício deteriorou-se ao ponto de levar ao encerramento temporário daquela infraestrutura.


Em dezembro de 2017, o Governo Regional decide autorizar a mudança de denominação de Centro de Formação Escutista, para Centro de Juventude do Montado do Pereiro, no sentido de maximizar o acesso a este tipo de infraestruturas aos jovens em geral e às organizações de juventude, assim como alargar a outros utilizadores, de modo a potenciar uma  maior rentabilização do espaço e do investimento efetuado. Simultaneamente, “reforçar a rede dos Centros de Juventude da RAM, diversificando a oferta na vertente do turismo de natureza, sensibilizando os jovens para a importância da defesa do património natural e conservação da Laurissilva, enquanto pilar estratégico para um desenvolvimento sustentável” – justifica a resolução publicada no Joram, a 21 de dezembro de 2017.
Com efeito, e passados estes anos, já no início de 2020, foi apresentado à nova Direção Regional de Juventude, um Estudo Prévio do projeto para recuperação do Centro de Juventude do Montado do Pereiro.


  • Centro de Juventude do Montado do Pereiro
    

Autor:

Email:

feedback:

Fechar

Anexos

Descritores

Direção Regional de JuventudeDRJJuventude MadeiraCentros de JuventudePousadasCentro de Juventude do Montado do Pereiro

Copyright 2023 by Direção Regional de Informática Política de Privacidade