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Of. Circ. DRAE n.º 56/2009, de 2 de julho
Procedimentos a adoptar em matéria de acção disciplinar.
Cargos da Área Disciplinar de Expressão e Educação Físico-Motora do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coordenadores Regionais de modalidade e concelhios da área disciplinar de expressão e educação físico-motora.
Ofício Circular n.º 56
Procedimentos a adoptar em matéria de acção disciplinar
3.ª Rubrica Mensal da DRE no Programa Madeira Viva
No dia 27 de março, o programa Madeira Viva da RTP Madeira abordou o papel das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva nos estabelecimentos de educação e ensino da Região.
Sensibilização em “Suporte Básico de Vida” no STFP
Mass training em SBV, para os formandos e equipa multidisciplinar
Ações de formação para os profissionais da área social da Direção Regional de Educação
Estas ações formativas decorrem nos dias 3 e 4 de outubro de 2023.
Ofício Circular N.º 123 de 01 de agosto de 2023
Grupo disciplinar de Português (Ensinos Básico e Secundário)- Horário comum de trabalho
«Avaliação Inovadora de Estudantes – ASSESS»
Atividade formativa destinada a docentes de todos os grupos disciplinares e de todos os níveis de ensino.
STFP na UCAD - Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências
Ações de sensibilização para formandos e para a equipa multidisciplinar no âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” (ESPR)
Formação: Ação Disciplinar - enquadramento e algumas noções práticas
Decorreu entre os dias 24 e 28 de outubro, no auditório da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, uma ação de formação sobre Ação Disciplinar - enquadramento e algumas noções práticas, dinamizada pelos Dr. Manuel Garrinhas e Dr. Daniel Oliveira da IGEC – Inspeção Geral de Educação e Ciência, destinada aos elementos da Inspeção Regional de Educação.
STFP assinala “Dia internacional da bengala branca”
Ação de sensibilização no STFP – Qta do Leme, para formandos e equipa multidisciplinar, visando a inclusão de pessoas com problemas de visão.
Ofício Circular N.º 115 de 10 de agosto de 2022
Grupo disciplinar de Português (Ensinos Básico e Secundário) - Horário comum de trabalho - Encontros de Delegados
Ofício Circular N.º 114 de 10 de agosto de 2022
Grupo disciplinar de Português (Ensinos Básico e Secundário) - Horário comum de trabalho - Encontros de Delegados.
Estatuto do Aluno do Ensino Básico e Ensino Secundário da RAM
Legislação de suporte ao ensino básico e ao ensino secundário publicada em JORAM e DRE
Recursos humanos específicos de apoio à aprendizagem
Os recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão nos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira (RAM) integram recursos organizacionais dos serviços competentes da SRE, designadamente a equipa de apoio à intervenção no âmbito das altas capacidades, a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e o centro de apoio à aprendizagem (Portaria n.º 761/2020, de 24 de novembro, artigo 2.º, pontos 1 e 2)
Ofício Circular N.º 087 de 10 de agosto de 2021
Grupo Disciplinar de Português (Ensino Básico e Secundário) - Horário comum de trabalho - Encontro de Delegados
Despacho Conjunto n.º 12/2021, de 8 de fevereiro
Define a lista de produtos de apoio, os produtos de apoio de prescrição médica obrigatória ou prescrição por equipa técnica multidisciplinar, as entidades recetoras de produtos de apoio sujeitos a reutilização e os procedimentos de restituição dos produtos de apoio sujeitos a reutilização, no âmbito do programa regional de atribuição de produtos de apoio, designado por APOIAR+
EMAI - Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
Em cada escola é constituída uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).
Solicitação para a participação da equipa de intervenção precoce na infância na EMAEI
Impresso para a solicitação de participação da equipa de intervenção precoce na infância na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
Abertura de inscrições nas atividades formativas Encontros de Delegados de Português de 2.º 3.º Ciclos e Ensino Secundário
Ações de formação destinadas apenas a delegados do grupo disciplinar de Português.
Abertura de inscrições na atividade formativa "Projetos de Leitura Interdisciplinar - Módulo I - 7 X 25 Histórias da Liberdade"
Ação de formação destinada a docentes dos grupos de recrutamento 100.EE; 110; 110.EE; 120; 140; 150; 160; 200; 210; 220; 230; 240; 250; 260; 290.02; 290.03; 700.EE
Abertura de inscrições na atividade formativa "Projetos de Leitura Interdisciplinar - Módulo II - "A Incrível fuga do meu avô"
Ação de formação destinada a docentes dos grupos de recrutamento 100.EE; 110; 110.EE; 120; 140; 150; 160; 200; 210; 220; 230; 240; 250; 260; 290.02; 290.03; 700.EE.
Abertura de inscrições na atividade formativa "Projetos de leitura interdisciplinar - Módulo III - "Diário Inventado de um menino já crescido"
Ação de formação destinada a docentes dos grupos de recrutamento 100.EE; 110; 110.EE; 120; 140; 150; 160; 200; 210; 220; 230; 240; 250; 260; 290.02; 290.03; 700.EE.
O que fazemos
O psicólogo escolar avalia, planifica intervenções e colabora com os diversos intervenientes da(s) equipas multidisciplinares e da comunidade educativa, com base em evidência científica e técnica.
Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional inserido nas equipas multidisciplinares dos Serviços da Direção Regional de Educação intervém no acompanhamento aos alunos de uma forma direta e/ou indireta, individual ou em grupo, na prestação de cuidados.
Decreto Legislativo Regional n.º 7/98/M
Define o regime jurídico dos coordenadores regionais, de modalidade e concelhios da área disciplinar de EEFM do 1.º CEB e DE em todos os níveis de ensino.
Projecto Aprender sem Barreiras: Apontamentos sobre uma intervenção interdisciplinar
Artigo publicado na Revista Diversidade N.º 17
Quem somos
A Reabilitação Psicomotora é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.Baseada numa visão global do ser humano, a reabilitação psicomotora encara de forma integrada as funções cognitivas, socioemocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a
O que fazemos
Em contexto educativo, os profissionais das Áreas Sociais trabalham em colaboração com as famílias e com as diversas equipas multidisciplinares, bem como com outros serviços da comunidade.
Onde estamos
Na Direção Regional de Educação, o técnico de reabilitação psicomotora integra as várias equipas multidisciplinares.
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