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Sessão de Partilha de Boas Práticas
A Direção Regional de Administração Escolar promoveu, através da Direção de Serviços de Desenvolvimento Organizacional, a 2.ª Sessão de Partilha de Boas Práticas 2021 com o objetivo de encontrar soluções para problemas comuns e, simultaneamente, propiciar um debate construtivo em torno do desenvolvimento organizacional.
Sessão de Partilha de Boas Práticas
A Direção Regional de Administração Escolar promoveu, através da Direção de Serviços de Desenvolvimento Organizacional, uma Sessão de Partilha de Boas Práticas com o objetivo de privilegiar a troca de experiências entre escolas nos processos organizacionais e avaliativos.
OTES - Jovens no pós-secundário 2020
A operação estatística "Jovens no pós-secundário 2020”, no âmbito do projeto denominado por “Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário” (OTES), que tem por objetivo conhecer o percurso escolar dos jovens durante o ensino secundário e no ano seguinte a terem concluído ou abandonado este nível de ensino (pós-secundário), encontra-se em fase de lançamento.
Inquérito à Inserção na Vida Ativa de Ex-formandos de Cursos de Dupla Certificação
Este inquérito tem como objetivo avaliar o impacto dos cursos na perspetiva de inserção e adequação emprego/formação dos ex-formandos que os frequentaram, bem como na ótica de continuidade do processo ensino/formação.
Fichas de reformulação de objetivos (Word)
Fichas de reformulação de objetivos (Word) na redação dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 27/009/M, de 21 de agosto
Fichas de reformulação de objetivos (Pdf)
Fichas de reformulação de objetivos (Pdf) na redação dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 27/2009/M, de 21 de agosto
Ofício Circular n.º 60
Portaria n.º 149/2012, de 27 de novembro - Registo das instituições particulares de solidariedade social que prosseguem objetivos no âmbito da educação
Objetivos
Formação Prática em Contexto de Trabalho/Formação em Contexto de Trabalho
Orientações Pedagógicas para Creche.
Encontra-se em consulta pública o documento "Orientações Pedagógicas para Creche". O Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social criaram um grupo de trabalho com o objetivo de produzir um documento orientador para o desenvolvimento da atividade pedagógica das crianças em Creche.
Regulamento Específico do Objetivo 4 - Madeira + Social e Inclusiva
FSE
Direção Regional de Educação com rubrica mensal no programa Madeira Viva da RTP Madeira
Um espaço de comunicação e de debate de ideias com o objetivo de disponibilizar, ao público em geral, conhecimento atual, bem como ações e práticas educativas e formativas.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar e Creche Eng. Luís Santos Costa-Machico
No âmbito atividade Desenvolvimento das Aprendizagens inserida no programa de acompanhamento, uma equipa da Inspeção Regional de Educação reuniu-se no passado dia 13 de novembro na Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar e creche Eng. Luís Santos Costa, com a Sr.ª diretora e alguns elementos da comunidade escolar. A reunião foi presidida pelo diretor da IRE, Jorge Morgado, que apresentou o enquadramento da atividade, os objetivos, a metodologia, os domínios e os campos de análise.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar das Figueirinhas-Caniço
No âmbito atividade Desenvolvimento das Aprendizagens inserida no programa de acompanhamento, uma equipa da Inspeção Regional de Educação reuniu-se no passado dia 10 de novembro na Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar das Figueirinhas-Caniço, com a Srª. diretora e alguns elementos da comunidade escolar. A reunião foi presidida pelo diretor da IRE, Jorge Morgado, que apresentou o enquadramento da atividade, os objetivos, a metodologia, os domínios e os campos de análise.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar Prof.ª Maria Leonete Reis-Campanário
No âmbito atividade Desenvolvimento das Aprendizagens inserida no programa de acompanhamento, uma equipa da Inspeção Regional de Educação reuniu-se no passado dia 9 de novembro na Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar Prof.ª Maria Leonete Reis-Campanário, com a Srª. diretora e alguns elementos da comunidade escolar. A reunião foi presidida pelo diretor da IRE, Jorge Morgado, que apresentou o enquadramento da atividade, os objetivos, a metodologia, os domínios e os campos de análise.
Quadro de Avaliação e Responsabilização de 2023
QUAR
Relatório Anual de Atividades DRE 2022
O Relatório de Atividades 2022 visa dar cumprimento ao estipulado no Decreto Legislativo Regional n.º 27/2009/M, de 21 de agosto, alterado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 12/2015/M, de 21 de dezembro, que estabelece o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Regional Autónoma da Madeira (SIADAP-RAM). Este documento avalia o grau de execução dos objetivos, atividades e iniciativas inscritas no QUAR e no Plano Anual de Atividades de 2022.
Manual de Procedimentos
O manual é o instrumento que descreve os programas que enquadram as atividades da IRE, as suas finalidades, metodologias e procedimentos, sendo o roteiro o instrumento que concretiza cada atividade, descrevendo o enquadramento, os objetivos, o âmbito e a duração, a metodologia e os procedimentos, as relações com as entidades objeto de intervenção inspetiva, a estrutura do relatório por intervenção, as referências legais e bibliográficas de apoio à atividade e o guião.
Projeto História da Madeira
Este projeto tem como objetivo a integração dos conteúdos da História Regional e Local em áreas curriculares, bem como nas atividades de complemento e enriquecimento curricular, dos alunos de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Rede de Escolas Associadas à UNESCO
Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais áreas para alcançar este objetivo.
Projeto de Educação Alimentar
Este projeto é dirigido aos alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, professores e restante comunidade educativa, com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudável.
Baú de Leitura
Este projeto tem como objetivo promover hábitos de leitura e escrita junto dos alunos de todos os níveis de ensino (1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário) e, consequentemente, desenvolver a cultura literária na Madeira.
Leitura Performativa: Projeto Ler Com Amor
É um projeto promovido pela Associação Companhia Contigo Teatro, em parceria com a Direção Regional de Educação, que tem como principais objetivos motivar os alunos para a leitura e aperfeiçoar as competências de interpretação e compreensão de textos literários na aula de Português.
Campeonato Regional de Jogos Matemáticos
Iniciativa promovida pela Direção Regional de Educação dirigida aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social.
Road Show for Entrepreneurship – RS4E
O Projeto RS4E tem como principal objetivo promover junto das crianças e jovens competências empreendedoras, através do conceito “aprendendo fazendo”.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar da Lombada-Ponta do Sol
No âmbito atividade Desenvolvimento das Aprendizagens inserida no programa de acompanhamento, uma equipa da Inspeção Regional de Educação reuniu-se no passado dia 19 de janeiro na Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar da Lombada com a Sr.ª diretora e a sua equipa. A reunião foi presidida pelo diretor da IRE, Jorge Morgado, que apresentou o enquadramento do projeto, objetivos, metodologia, domínios e campos de análise.
Plano Anual de Atividades DRE 2023
Foram fixados os objetivos operacionais para 2023, decorrentes do planeamento estratégico definido.
Organização e Tempo do Trabalho
No âmbito atividade Organização e Tempo do Trabalho inserida no programa de estudos na área administrativo-financeira, uma equipa da Inspeção Regional de Educação reuniu-se no passado dia 2 de fevereiro na Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo com a presidente do conselho executivo e a sua equipa. A reunião foi presidida pelo diretor da IRE, Jorge Morgado, que apresentou os objetivos da atividade, o seu enquadramento, a metodologia, os procedimentos e respetivos instrumentos de trabalho.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar do Rancho e Caldeira-Câmara de Lobos
No âmbito atividade Desenvolvimento das Aprendizagens inserida no programa de acompanhamento, uma equipa da Inspeção Regional de Educação reuniu-se no passado dia 23 de janeiro na Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar do Rancho e Caldeira com a Sr.ª diretora e a sua equipa. A reunião foi presidida pelo diretor da IRE, Jorge Morgado, que apresentou o enquadramento do projeto, objetivos, metodologia, domínios e campos de análise.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar da Lourencinha-Câmara de Lobos
No âmbito atividade Desenvolvimento das Aprendizagens inserida no programa de acompanhamento, uma equipa da Inspeção Regional de Educação reuniu-se no passado dia 17 de janeiro na Escola Básica de 1.º ciclo com pré-escolar da Lourencinha com o Sr. diretor e alguns elementos da comunidade escolar. A reunião foi presidida pelo diretor da IRE, Jorge Morgado, que apresentou o enquadramento do projeto, objetivos, metodologia, domínios e campos de análise.
Condições de Funcionamento do Ano Letivo (CFAL)-Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
No âmbito atividade Condições de Funcionamento do Ano Letivo (CFAL)-Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, inserida no programa de Controlo, uma equipa da Inspeção Regional de Educação reuniu-se no passado dia 9 de janeiro na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares com os elementos do conselho executivo. A reunião foi presidida pelo diretor da IRE, Jorge Morgado, que apresentou o enquadramento do projeto, objetivos, metodologia, domínios e campos de análise.
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