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Estudo EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA-Vista pelo docente (Projeto ECRAM) - follow up
O relatório apresenta análises descritivas e inferenciais dos dados recolhidos nas Escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), obtidos no âmbito do projeto ECRAM
Relatório Situação após 3 anos dos alunos que ingressam nas ofertas educativas do ensino secundário (2012/2013;2013/2014 e 2014/2015)
O presente relatório apresenta os principais resultados de um exercício, ao longo do tempo, relativo aos alunos que ingressaram nas ofertas educativas do ensino secundário, em cursos do ensino regular - Científico Humanístico (CH), Cursos Profissionais ou Cursos de Educação e Formação (CEF), na Região Autónoma da Madeira, nos anos letivos 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015.
Resultados Escolares por disciplina no 2º ciclo
Estudo
Resultados Escolares por disciplina no 3.º ciclo
Estudo
Inquérito Nacional sobre Condições de Vida e Trabalho na Educação
Estudo coordenado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
O impacto dos dispositivos de avaliação externa nas dinâmicas de autoavaliação das escolas da Região Autónoma da Madeira. Estudo de caso - projeto de aferição da qualidade do sistema educativo regional
Tese de Mestrado sobre as dinâmicas do processo de autoavaliação das escolas da RAM
Taxa bruta de escolarização, por nível de educação e ensino
Relação percentual entre o número total de alunos matriculados num determinado ciclo de estudos (independentemente da idade),e a população residente em idade normal de frequência desse ciclo de estudo.
Crianças e alunos matriculados/Inscritos por nível de educação/ensino e ciclo de estudo
Evolução dos Alunos e Crianças segundo o nível/ciclo de ensino por ano letivo
Crianças e alunos matriculados/Inscritos por nível de educação/ensino e ciclo de estudo - Ensino Privado
Evolução dos Alunos e Crianças segundo o nível/ciclo de ensino por ano letivo no ensino privado
Taxa real de escolarização, por nível de educação e ensino
Relação percentual entre o número de alunos matriculados num determinado ciclo de estudos, em idade normal de frequência desse ciclo, e a população residente dos mesmos níveis etários
Resultados e mais valias do Reconhecimento, Validação e Certificação
O presente estudo permite concluir que a organização de programas de RVCC é altamente justificada. Não se sobrepõe a programas de formação, mas é uma forma rentável para a complementar. O processo RVCC, permite tornarem visíveis as competências anteriormente adquiridas. O estudo fornece fortes evidências de que o processo de RVCC tem um efeito positivo na vida dos participantes.
Protocolos
Compete ao OERAM celebrar protocolos de cooperação com universidades e outras entidades com vista à produção estatística, ao desenvolvimento de estudos e criação de conhecimento sobre o setor da educação na RAM.
Afonso, A. (2010b), Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência.
Afonso, A. (2010b), Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência in Estudos em Avaliação Educacional, Vol. 21 (46), pp. 343-362.
As condições do 1º ciclo do ensino básico que potenciam o sucesso escolar
O estudo pretende assim avaliar em que medida as condições que os alunos dispõem no decorrer do 1º ciclo (natureza do estabelecimento, existência escola a tempo inteiro, habilitações dos pais, avaliação das provas de aferição de 4º ano de Português e Matemática) influenciam o sucesso da aprendizagem futura, nomeadamente ao nível das classificações obtidas nas disciplinas de português e matemática do 2º e 3º ciclos e o número de reprovações.
Projeto de Educação para a Cidadania na RAM (ECRAM)
O Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM), unidade orgânica da Direção Regional de Inovação e Gestão (DRIG), conduz, atualmente, o estudo sobre a “Educação para a Cidadania na RAM, vista pelo docente” (Projeto ECRAM), em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL) e a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC/ME), sobre as representações sociais dos docentes na área da Educação para a Cidadania.
Ofício Circular n.º 54
Estudo sobre o Regime de Funcionamento das Creches, Jardins-de-Infância e Infantários
Ofício Circular n.º 55
Estudo sobre o Regime de Funcionamento das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico com ou sem unidades de Educação Pré-escolar
Oficio Circular nº 41
Recolha de Elementos - Estudo sobre a Aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão
Ofício Circular n.º 4
Estudo sobre a aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão - Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M, de 21/06
Visita de Estudo
9-13 janeiro 2023 | Tampere, Finlândia
Estudo dos Perfis Profissionais para o Reforço da Competitividade e Produtividade da Economia Regional
2007-2013
Estudo dos Perfis Profissionais para o Reforço da Competitividade e Produtividade da Economia Regional
2014-2020
Estudo Prospetivo das Qualificações da RAM
2021-2027
Workshop «KHAN ACADEMY – NÍVEL 2»
Atividade Formativa destinada a docentes dos Grupos de Recrutamento 110; 110.EE; 230; 500; 510; 520; 700.EE e docentes do 1º ciclo com horário em Sala de Estudo ou TIC/Informática.
Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão
A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia através da Direção Regional de Educação, e a Ordem dos Psicólogos Portugueses organizam a cerimónia Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão, que se realiza no dia 2 de novembro, pelas 10h, no auditório do Centro de Estudos e História do Atlântico.
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