Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Parlamento dos Jovens debate a violência no namoro

O período de inscrições decorre até ao próximo dia 25 de outubro. 20-09-2019 Direção Regional de Juventude e Desporto
Parlamento dos Jovens debate a violência no namoro A edição de 2019/20 do Programa Parlamento dos Jovens (PJ) centra as atenções este ano na temática da violência doméstica, com o título “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: como garantir o respeito e a igualdade?”. Por tratar-se de uma realidade cada vez mais flagrante e com um registo acentuado de casos, o PJ lança assim o desafio aos jovens para debaterem e tentarem encontrar soluções eficazes no combate a este tipo de violência.

O período de inscrições decorre até ao próximo dia 25 de outubro. Se a tua escola ainda não se inscreveu, contacta a tua Direção Executiva e incentiva-a a participar!

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida a estudantes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República: uma destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; outra destinada aos alunos do ensino secundário.

A execução do Programa desenvolve-se em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Direções Regionais de Educação e da Juventude da Região Autónoma dos Açores e Direções Regionais de Educação e de Juventude e Desporto da Região Autónoma da Madeira.

O Parlamento dos Jovens celebra nesta edição 25 anos de execução.

Este Programa tem como objetivos:

Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

– Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

– Promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões;

- Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.


Anexos

Descritores