Este documento proporciona sínteses estatísticas que permitem caracterizar, analisar e avaliar a evolução do sistema educativo e formativo português, sobretudo no que se refere a três domínios, nomeadamente, às ofertas e recursos, à população discente e à sua distribuição pelas ofertas de educação e formação, e aos resultados e qualificações. Neste sentido, este documento elege cinco domínios problemáticos que, de algum modo, deverão ser considerados no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas de educação:
- A existência do 2º ciclo do ensino básico.
- A inteligência artificial e as suas relações com as múltiplas dimensões do sistema educativo e formativo.
- O imperativo do desenvolvimento do ensino artístico especializado.
- O ensino profissional e a sua relevância para o desenvolvimento de novas e inovadoras ideias fundadoras da educação secundária.
- As novas demografias e a necessidade de as integrar plenamente na conceção de um sistema aberto, livre, inclusivo e socialmente responsável.
Esta publicação inclui dados produzidos pelo OERAM, unidade orgânica da DRAE.
O documento pode ser consultado no seguinte link:
https://www.cnedu.pt/pt/publicacoes/estado-da-educacao/2191-estado-da-educacao-2022