Pesquisar

Relatório Anual de Gestão de Resíduos Urbanos da Região Autónoma da Madeira - 2022

Relatório Anual de Gestão de Resíduos Urbanos da Região Autónoma da Madeira - 2022

O Relatório Anual da Gestão de Resíduos Urbanos documenta e avalia a evolução da gestão de RU na Região, face aos objetivos e metas traçados na Estratégia de Resíduos da Região Autónoma da Madeira (ERRAM).

No ano 2022, a produção de resíduos urbanos na Região Autónoma da Madeira foi de 123 866 toneladas.

 

O destino mais atribuído aos resíduos foi a valorização energética, em oposição à deposição em aterro que que representou o menos usual.

 

A taxa de preparação para a reutilização e reciclagem foi de 22.9%, a taxa de recolha seletiva de 12,5% e a taxa de deposição de RU biodegradáveis em aterro de 0,1%. A retoma da recolha seletiva foi de 57,2 kg/habitante e a produção de resíduos por habitante foi de 1,34 kg/dia.

 

Registou-se uma fração significativa de biorresíduos na caracterização dos resíduos recolhidos de forma indiferenciada, ainda que menor do que no ano anterior.

 

No embalão verificou-se ainda uma margem relevante de resíduos colocados indevidamente.

 

Destaca-se a elevada percentagem de vidro de embalagem, devidamente separado, na recolha seletiva.

 

Os resultados obtidos da gestão de resíduos urbanos na RAM, em 2022, estão alinhados no sentido do cumprimento das metas da ERRAM.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.