Pesquisar

Estudo de Avaliação da Viabilidade Técnica e Económica para a Implementação de um Sistema de Gestão de Biorresíduos na Região Autónoma da Madeira

Gestão de Biorresíduos 05-04-2023 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Estudo de Avaliação da Viabilidade Técnica e Económica para a Implementação de um Sistema de Gestão de Biorresíduos na Região Autónoma da Madeira

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promoveu a elaboração do “Estudo de Avaliação da Viabilidade Técnica e Económica para a Implementação de um Sistema de Gestão de Biorresíduos na Região Autónoma da Madeira”, com o objetivo de definir uma estratégia concertada para a gestão sustentável dos biorresíduos produzidos na Região. Este estudo constitui uma das medidas previstas pela Estratégia Resíduos Madeira, que prevê a possibilidade de integrar a recolha seletiva e a valorização dos biorresíduos na gestão de resíduos urbanos, se económica e tecnicamente viável, tendo em conta as especificidades regionais. 

 

O processo de elaboração deste estudo contou com o contributo dos vários municípios da Região Autónoma da Madeira (RAM) e da Águas e Resíduos da Madeira, S.A., entidade responsável pela gestão do Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos, aquando da caracterização da situação de referência onde se analisou: a caracterização territorial numa escala municipal, os principais produtores não domésticos de biorresíduos, os quantitativos dos resíduos urbanos e o potencial de produção e a caracterização técnica e económica do atual modelo de gestão de resíduos urbanos. Esta informação permitiu elaborar uma base de conhecimento consolidada para aplicação na estruturação de cenários de análise sobre o potencial de implementação da recolha seletiva de biorresíduos, mas também das soluções de valorização na origem, de acordo com as especificidades dos diferentes municípios, considerando a interligação indissociável entre a gestão em baixa e a gestão em alta. Procedeu-se também à identificação e análise de soluções técnicas de recolha e de valorização de biorresíduos, adequadas ao contexto geográfico e sociodemográfico, que permitem recuperar de forma eficiente estes resíduos a custos equilibrados e, ao mesmo tempo, beneficiar das vantagens ambientais e económicas decorrentes do seu desvio do fluxo indiferenciado. 

 

Consulte os documentos em anexo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.