Pesquisar

Programa Eco-Escolas

A DRAAC coordena a nível regional o Programa Eco-Escolas 17-01-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Programa Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa Internacional, desenvolvido pela Foundation for Environmental Education, desde os anos 90, tendo como objetivo primordial encontrar soluções sustentáveis que permitam melhorar o desempenho ambiental, a gestão do espaço e a sensibilização da comunidade. A sua maior conquista, deve-se ao facto de garantir, geração após geração indivíduos com mentalidade sustentável e consciência ambiental. O ensinamento adquirido fará com que a geração futura adquira hábitos para fazer a diferença.

 

Inspirado no conceito da Agenda 21, nascido na Conferência do Rio 92, o Eco-Escolas cruzou a Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-15), sendo atualmente reconhecido como uma estratégia de concretização da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Uma das suas temáticas vai de encontro com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas, que decorre de 2021 a 2030, e cuja temática é dirigida para a proteção e revitalização dos ecossistemas de todo o mundo, para proveito das pessoas e da própria natureza.

 

Destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, este Programa encontra-se aberto a todos os graus de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior. Desde 2003 que a coordenação do Programa Eco-Escolas, na Região, está a cargo da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas – Divisão de Educação e Cidadania Ambiental. A Região lidera a nível nacional com a maior taxa de implementação de estabelecimentos de ensino no Programa Eco-Escolas.

 

A sua metodologia visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentável. Este Programa conta com o apoio de várias entidades, nomeadamente dos municípios, pelo que, no âmbito da coordenação do Programa Eco-Escolas, existe uma estreita ligação entre a Divisão de Educação e Cidadania Ambiental e as entidades envolvidas neste processo e as Eco-Escolas para que a continuidade no Programa seja uma realidade. Neste âmbito, destaca-se a nível regional o esclarecimento de dúvidas, divulgação de informação, realização de vistorias às Eco-Escolas para verificação do cumprimento da metodologia de trabalho própria deste Programa, análise de candidaturas das Eco-Escolas ao Galardão Bandeira Verde, participação nas reuniões do Júri Nacional do Programa Eco-Escolas, organização de reuniões regionais com os municípios parceiros e organização do Seminário Regional Eco-Escolas.

 

É com base em pequenas aprendizagens que traçamos um caminho rumo à mudança, criando sentido de responsabilidade em cada um de nós, que nos levam a adquirir padrões de comportamentos mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

 

A lista de Eco-Escolas galardoadas para o ano letivo de 2021/2022, na Região Autónoma da Madeira pode ser consultada em Anexos.

 

Para mais informações consultar o link: https://ecoescolas.abae.pt


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.