Pesquisar

Jovens Repórteres para o Ambiente

Indagar e reportar através de um jornalismo ambientalmente sustentável. 01-02-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Jovens Repórteres para o Ambiente

Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education que está implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para a capacitação de  uma cidadania ativa e participativa, evidenciando a vertente do jornalismo ambiental.

 

O programa visa fomentar nos jovens o interesse por investigar e interpretar assuntos relacionados com questões ambientais / de sustentabilidade local pertinentes como se fossem jornalistas, bem como tendo ainda por objetivo incrementar competências nas vertentes da cidadania, iniciativa individual e o gosto pelo trabalho em equipa, sentido crítico, responsabilidade social e liderança.

 

Inicialmente é um projeto local, no qual os jovens têm a possibilidade de investigar, reportar e comunicar recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação, podendo, numa fase futura, o escopo do projeto aumentar.

 

As escolas e os jovens da rede JRA têm ainda a oportunidade de participar em variados desafios, concursos e atividades, bem como a hipótese de intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal e dos países da rede Young Reporters for the Environment (yre.global), como forma de  estimular a comunicação, partilha de objetivos comuns e a troca de experiências.

A produção de trabalhos de reportagem pode possuir várias categorias: artigo, fotografia e vídeo.

 

A metodologia JRA resume-se em 4 etapas:

 

- Investigar um tema ambiental/ de sustentabilidade local;
-  Apresentar soluções;
- Reportar;
- Disseminar.

 

É com o intuito de fomentar nos jovens da Região Autónoma da Madeira o exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, enfatizando o jornalismo ambiental, que a Divisão de Educação e Cidadania Ambiental tem a preocupação de abraçar este programa internacional de extrema relevância.

 

Para mais informações consultar o link: https://jra.abae.pt
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.