Pesquisar

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas recebe parceiros europeus de um projeto que tem por objetivo criar um índice de circularidade para a água

Rede Europeia para a Implementação e Aplicação da Legislação Ambiental (REDE IMPEL) – Projeto IMPEL WiNE 06-10-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas recebe parceiros europeus de um projeto que tem por objetivo criar um índice de circularidade para a água

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) recebeu nos dias 29 e 30 de setembro o grupo de trabalho do projeto WiNE – Wastewater in Natural Environment, da rede IMPEL – European Union Networwork for the Implementation and Enforcement of Environmental Law.


O projeto, de âmbito europeu, visa promover a circularidade no ciclo da água, através da partilha de boas práticas de gestão da água no meio urbano, industrial e no setor agroalimentar, incluindo o desenvolvimento de um índice de circularidade da água (ICA) (tendo em conta aspetos relacionados com a qualidade e com a quantidade).


A visita à Região teve como objetivo a aquisição de conhecimentos sobre a utilização e reutilização da água, bem como a continuação dos trabalhos de conceção do índice de circularidade da água, projeto que a DRAAC integra desde 2019. Constituiu ainda uma oportunidade para a partilha de boas práticas existentes em outros países da Europa que podem ser adaptadas à realidade regional com vista à promoção da circularidade em diversos setores de atividade.


No âmbito dos trabalhos e em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural - entidade parceira no desenvolvimento de estudos de circularidade, a DRAAC promoveu a realização de visitas técnicas aos Engenhos da Calheta, Engenhos do Norte e Central Hidroelétrica dos Socorridos, um exemplo de que a circularidade está presente no quotidiano insular há muitos anos.
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.