Pesquisar

ACORDO CIDADE VERDE

ACORDO CIDADE VERDE

O Acordo Cidade Verde é um movimento de cidades europeias dedicadas a proteger o ambiente. Ao assinar o Acordo Cidade Verde, os líderes da cidade concordam em tomar ações para tornar as cidades espaços mais verdes, limpos e saudáveis.

As áreas urbanas abrigam quase 70% da população da UE. O meio ambiente de uma cidade afeta todos os que a visitam e que nela vivem. Hoje, as cidades da União Europeia enfrentam vários desafios ambientais que representam riscos para a saúde e o bem-estar dos cidadãos.

Ar e água limpos, níveis de ruído baixos e acesso à natureza são essenciais para o nosso bem-estar físico e mental. A economia circular ajudará as cidades a tornarem-se mais eficientes em recursos ao transformar resíduos em recursos. Ao implementar ações ambiciosas nessas áreas, os governos locais vão tornar as cidades mais sustentáveis e atrativas para os seus cidadãos.

O Acordo Cidade Verde vai também gerar coerência com outras iniciativas de cidades da UE e apoiar o Pacto Ecológico Europeu e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

O Acordo Cidade Verde une presidentes de câmaras municipais e líderes de governos locais na Europa em torno de uma visão comum de uma vida urbana em que, até 2030:

 

- As cidades serão locais atrativos para viver e irão promover a saúde e o bem-estar dos cidadãos.

- Todos os cidadãos vão respirar ar limpo, desfrutar de água limpa, ter acesso a parques e espaços verdes e experienciar menos ruído ambiental.

- A economia circular será uma realidade e os resíduos serão transformados em recursos, ao Encorajar a reutilização, reparação e a reciclagem.

 

Ao aderir ao Acordo os presidentes de câmaras municipais concordam em implementar ações para atingir os seguintes objetivos até 2030:

‒ Melhorias significativas na qualidade do ar nas cidades, respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde sobre a qualidade do ar e concluindo a superação dos níveis padrão de qualidade do ar da UE o mais rápido possível.

‒ Progresso importante na melhoria da qualidade das massas de água e na eficiência do uso da água.

‒ Progresso considerável na conservação e melhoria da biodiversidade urbana, incluindo através de um aumento de dimensão e qualidade de áreas verdes na cidade, e impedindo a perda de ecossistemas urbanos e restaurando os mesmos.

‒ Avanços na economia circular ao assegurar uma melhoria significativa na gestão de resíduos municipais domésticos, uma redução importante na criação e deposição de resíduos em aterros e um aumento substancial na reutilização, reparação e reciclagem.

‒ Redução significativa de poluição sonora, aproximando-se dos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

 

PORQUE AS CIDADES ADEREM? 

- Adquirir visibilidade a nível europeu em forma de reconhecimento das ações e conquistas ambientais da sua cidade.

‒ Contribuir na formação de políticas ambientais da UE e fazer parte de uma comunidade de cidades que partilham os mesmos valores e lideram a transição em direção a uma Europa limpa e saudável.

‒ Aumento da sua transparência, responsabilidade e credibilidade face à comunidade local.

‒ Obter acesso a informação sobre oportunidades de financiamento da UE.

‒ Participar em eventos de networking, dispondo de oportunidades de capacitação.

‒ Receber orientação e apoio personalizados através de uma assistência dedicada.

‒ Tornar a cidade um ponto de referência quando comparada ao progresso de outras cidades.

 

100 CIDADES NA EUROPA COM ACORDO ASSINADO:

O Acordo Cidade Verde alcançou o marco das 100 cidades signatárias na União Europeia (UE), sendo que 27 delas são portuguesas, colocando o país no top dos signatários, seguido de Espanha (15 cidades) e França (nove cidades).

Na RAM,  Porto Moniz já assinou o Acordo, sendo de esperar que no futuro, outras cidades adiram ao mesmo.

 

PRAZO DE CANDIDATURAS:

As candidaturas são feitas através do preenchimento de um formulário de candidatura ON LINE até às 23h59 do dia 30 de abril de 2023


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.