Pesquisar

Visita ao Parque Público Urbano do Porto Santo

Nova infraestrutura de acesso público no centro do Porto Santo 11-09-2023 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Visita ao Parque Público Urbano do Porto Santo

O Governo Regional procedeu a uma visita ao local onde se encontra a ser executada a empreitada de construção do Parque Urbano Público do Porto Santo.

 

O principal objetivo é devolver este espaço a toda a população, dotando a área urbana com um espaço aberto, de lazer e fruição pública, equilibrando a densificação da malha urbana e acrescentando funcionalidade e coerência com as áreas confinantes, promenades, estacionamentos, praias, áreas centrais comerciais e residenciais.

 

A requalificação contemplou a construção de um edifício de apoio de arquitetura inspirada nas tradicionais casas da lancha, com função de bar/cafetaria e instalações sanitárias.

 

Para usufruto da população, foram ainda implantadas várias zonas de lazer e merendas, campos de vólei, um acesso à praia, e construído um parque infantil. Contudo a sua extensão e configuração permitirá futuramente, e se justificado, facilmente dotar o espaço de outras funcionalidades e equipamentos, como jardins temáticos, arvorismo, paredes de escalada, áreas mais intimistas de espetáculo, desporto ao ar livre…

 

O espaço já beneficiava de uma coleção muito interessante de espécies e exemplares botânicos, desde frondosas alfarrobeiras, figueiras dragoeiros, hibiscos, que, naturalmente, foram respeitados e valorizados. E está, agora, a ser dotado com novos exemplares e espécies, incluindo árvores, novas sebes e uma pequena área de catos.

 

O parque de estacionamento contiguo foi aumentado, contando agora com 57 lugares.

 

O espaço contará ainda com cerca de 2500 metros quadrados dedicados à plantação de vinhas.

 

Foram criadas e recuperadas estruturas de cariz hidráulico, nomeadamente, um reservatório para aproveitamento de águas pluviais, um sistema de rega e uma nora existente no espaço.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.