Pesquisar

A DRAAC promoveu uma ação de sensibilização sobre o Radão

A primeira ação de sensibilização do projeto LeaRn4LIFE realizou-se na Madeira 27-10-2023 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
A DRAAC promoveu uma ação de sensibilização sobre o Radão

O consórcio do projeto LeaRn4LIFE, em colaboração com a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climática (DRAAC), organizou a primeira ação de sensibilização sobre o radão na Região Autónoma da Madeira. Esta sessão realizou-se no dia 16 de outubro no auditório do Edifício do Campo da Barca e contou com a presença de mais de 80 pessoas.

Esta sessão teve o objetivo de contribuir para a sensibilização dos cidadãos relativamente ao radão, aos seus riscos para a saúde e às formas de reduzir a exposição ao mesmo. Relembra-se que o radão é um gás radioativo de origem natural, sendo uma das principais causas de cancro do pulmão.

Adicionalmente, foram apresentados os resultados preliminares da campanha regional de monitorização do gás radão no interior de habitações, bem como os trabalhos que estão a ser desenvolvidos para produzir o Mapa Regional de Risco ao Radão. Na campanha regional detetou-se, em geral, concentrações baixas (mais de 70% dos valores obtidos são inferiores a 50 Bq/m3).

O projeto LeaRn4LIFE resulta de uma parceria entre Portugal e Espanha, tendo o objetivo de contribuir para a implementação das políticas previstas na Diretiva 2013/59/EURATOM, no que diz respeito à disponibilização de educação, formação e informação adequadas em matéria de proteção contra radiações ionizantes.

Mais informações sobre o projeto em: https://www.apambiente.pt/prevencao-e-gestao-de-riscos/projeto-learn4life


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.