Pesquisar

DRAAC promove eventos de capacitação sobre Proteção Radiológica

A DRAAC promoveu eventos para capacitar entidades regionais em Proteção Radiológica e Emergências Radiológicas 14-11-2023 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
DRAAC promove eventos de capacitação sobre Proteção Radiológica

No passado dia 19 de outubro, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas organizou dois eventos para dotar os técnicos das entidades regionais com conhecimentos nas temáticas vertidas no Regime Jurídico da Proteção Radiológica. Estes eventos foram ministrados por técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente.

Na primeira sessão de esclarecimento, intitulada "Planeamento e Proteção Ambiental no âmbito do Regime Jurídico da Proteção Radiológica," foram abordados os seguintes tópicos:

·         Introdução à Proteção Radiológica: Uma visão geral sobre a importância da proteção radiológica e os seus princípios fundamentais.

·         Monitorização Ambiental da Radioatividade: Análise dos processos de monitorização da radioatividade nos alimentos, na água, no ar e noutros descritores ambientais.

·         Radão: Discussão sobre as técnicas de medição do radão, mapeamento da suscetibilidade, prevenção e remediação, bem como o radão nos locais de trabalho.

·         Práticas Industriais Envolvendo Material Radioativo Natural: Discussão sobre as práticas industriais que lidam com materiais radioativos naturais e os riscos associados.

·         Radiação Gama Emitida por Materiais de Construção: Um olhar mais profundo sobre a radiação gama proveniente de materiais de construção e as suas implicações.

 

Na segunda sessão, denominada “Emergências Radiológicas” foram explorados os seguintes tópicos:

·         Tipos de Emergências Radiológicas e Nucleares: Uma análise das diversas situações de emergência, incluindo acidentes nucleares, dispersão de radioatividade, fontes órfãs, etc.

·         Avaliação Nacional de Risco: Como se procede à avaliação de riscos radiológicos a nível nacional.

·         Rede de Alerta de Radioatividade no Ambiente - RADNET: A importância desta rede de alerta na deteção e monitorização de eventos radiológicos.

·         Planeamento e Resposta à Emergência: Compreender os objetivos, fases e medidas de mitigação/proteção.

·         Planos de Emergência: Análise da importância dos planos externos e internos para garantir a segurança em situações críticas.

·         Formação e Treino dos Trabalhadores de Emergência: A importância da preparação e capacitação das equipas de resposta a emergências.

Entre os participantes destes eventos, estiveram membros da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, do Hospital Dr. Nélio Mendonça, da Direção Regional de Saúde, do Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira, da Águas e Resíduos da Madeira. S.A., dos Bombeiros Sapadores do Funchal, da Câmara municipal do Funchal, da Câmara municipal da Calheta, da Câmara municipal de Santa Cruz, da Câmara municipal de Machico, dos Bombeiros Municipais de Machico, da Câmara Municipal do Funchal, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, da Tecnovia Madeira, da Secretária Regional de Mar e Pescas, da Direção Regional de Pescas e da Direção Regional do Mar.

Estes eventos proporcionaram um fórum de aprendizagem crucial para as entidades regionais, permitindo uma maior consciencialização e preparação no que diz respeito à proteção radiológica e à gestão de situações de emergência. A DRAAC continuará a promover iniciativas deste género, promovendo assim a segurança e a proteção radiológica na Região Autónoma da Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.