Pesquisar

Inspeções a Levadas de Rega

Identificação de Levadas de Rega 23-11-2023 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Inspeções a Levadas de Rega

As Levadas da Madeira constituem uma rede de canais de transporte e distribuição de água, permitindo um abastecimento deste bem essencial, regular e homogéneo, entre os vários pontos da Ilha.

 

Nos últimos anos esta rede de distribuição tem constituído, também, uma importante atração turística definindo trilhos de passeios pedestres para nacionais e estrangeiros que nos visitam.

 

Pela ação da gravidade, a água é transportada de zonas de cota mais alta para as de cota mais baixa, com um grande aproveitamento para os mais variados fins, nomeadamente na agricultura.

Os sobejos das águas das levadas, após a sua utilização, são encaminhados para cursos de água que acabam por chegar ao mar.

 

É aqui que entra em ação a Unidade de Inspeção Ambiental, da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climática, para assegurar uma boa qualidade da água em todo o seu trajeto e em conformidade com a sua utilização, protegendo o ambiente e as águas do mar, principalmente em zonas balneares. Neste sentido, são realizadas inspeções frequentes, com especial incidência nas levadas de rega, no sentido de identificar zonas sensíveis de descargas clandestinas e indevidas de efluentes da mais diversa natureza, que acabam por poluir todo o percurso e área circundante e por último o meio marinho.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.