Pesquisar

Seminário “Combate ao desperdício alimentar rumo à sustentabilidade"

Projeto ESIA - Educar para a Sustentabilidade, Inovação e Ambiente 29-11-2023 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Seminário “Combate ao desperdício alimentar rumo à sustentabilidade"

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dinamizou o Seminário "Combate ao desperdício alimentar rumo à sustentabilidade" que decorreu no dia 27 de novembro de 2023, no Auditório do Castanheiro Boutique Hotel. Este Seminário, realizado no âmbito do Projeto ESIA - Educar para a Sustentabilidade, Inovação e Ambiente, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, foi o último, fechando um ciclo de quatro conferências, e teve o objetivo de promover a adoção de comportamentos e atitudes mais sustentáveis, sensibilizando e capacitando diferentes públicos alvo, para a alteração dos comportamentos individuais e coletivos com vista à transição para uma economia circular e para a sustentabilidade.

 

O evento contou com a presença da Exma. Sra. Secretária Regional de Agricultura e Ambiente e com a participação de oradores, representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Lidosol II – Grupo Jerónimo Martins, Grupo Porto Bay, Banco Alimentar/Mão Solidária/Associação de Apoio à Distribuição Alimentar na R.A.M. e The Tomorrow Company, que abordaram diversas perspetivas do tema em diferentes contextos organizacionais. Discutiu-se o enquadramento da prevenção do desperdício alimentar no Regime Geral de Gestão de Resíduos, o papel dos grossistas na prevenção, o que pode ser feito na restauração e na hotelaria, a perspetiva de partilha das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), e foi dado um exemplo de modelo de negócio de economia circular para a valorização de biorresíduos – Projeto Circlefly.

 

A realização deste Seminário, teve também como objetivo, disseminar informação junto da Comunidade Madeira Circular e dar continuidade ao trabalho de proximidade, que tem sido efetuado pela DRAAC neste âmbito, junto das empresas dos diversos sectores económicos com vista à transição da Região para uma economia mais circular.

 

Será através da alteração dos nossos comportamentos, individuais e coletivos, que contribuiremos para a sustentabilidade.

 

Reveja as apresentações dos oradores do Seminário: “Combate ao desperdício alimentar rumo à sustentabilidade”: https://fb.watch/oDaJt3S68c/

 

Saiba mais sobre a Plataforma Madeira Circular: https://www.madeiracircular.pt/

 

Crédito da fotografia: Diogo Monteiro – Jornal da Madeira


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.