Pesquisar

A Avaliação de Impacte Ambiental na RAM

Documentos de Divulgação Obrigatória 06-12-2023 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
A Avaliação de Impacte Ambiental na RAM

A Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) é um instrumento de carácter preventivo da política de ambiente que garante que são estudados e avaliados os potenciais efeitos no ambiente dos projetos públicos e privados.

 

O regime jurídico de AIA (RJAIA), vertido no Decreto-Lei n.º 151-B/2013, de 31 de outubro, na sua atual redação, aplica-se a todos os projetos suscetíveis de provocar impactes significativos no ambiente.

 

Para verificação da aplicabilidade do RJAIA são tidos em conta, não só o projeto principal, mas também todas as atividades secundárias e os projetos associados e complementares, para consideração dos potenciais impactes ambientais significativos do projeto na sua globalidade.

 

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), pelas competências que lhe são conferidas no Diploma AIA, assume o papel atribuído à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), ou seja, é, na Região Autónoma da Madeira, a Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental.

 

Caso um projeto seja submetido a AIA em fase de estudo prévio ou anteprojeto, o procedimento comporta dois momentos complementares:

  • a avaliação do projeto propriamente dita, que culmina com a emissão da decisão sobre a viabilidade ambiental (Declaração de Impacte Ambiental – DIA); e
  • a verificação da conformidade ambiental do projeto de execução, que tem como objetivo analisar o cumprimento das condições da DIA emitida para o respetivo estudo prévio ou anteprojeto, e que termina com a emissão da decisão sobre essa mesma a conformidade (Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução – DCAPE).

 

No caso da submissão em fase de projeto de execução, o procedimento de AIA é constituído por um momento único, que culmina com a emissão da DIA que determina a viabilidade ambiental do projeto.

 

Mas, o procedimento de AIA não se esgota na emissão de uma DIA ou de um DCAPE, estando os projetos com decisões ambientais favoráveis condicionadas sujeitos a uma fase de pós-avaliação, onde se pretende verificar o cumprimento e avaliar a adequabilidade e a eficácia dos termos e condições de aprovação do projeto, estabelecidas no procedimento de AIA, designadamente condicionantes, medidas de minimização, medidas de compensação, programas de monitorização e outros, tais como projetos de recuperação e integração paisagística e planos de acompanhamento ambiental da obra.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.