Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

DRAAC participa nas Jornadas de Abertura MACCLIMA

Sob o tema “Emergência Climática na Macaronésia” 02-06-2020 Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente
DRAAC participa nas Jornadas de Abertura MACCLIMA No âmbito do Projecto MAC-CLIMA, “Sistema de observação meteorológica e oceânica como ferramenta para o fomento da resiliência e adaptação às alterações climáticas no espaço de cooperação” (Macaronésia), apoiado financeiramente pelo Programa Interreg MAC 2014-2020, no qual a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC) é parceira num consórcio que envolve entidades públicas governativas e de investigação da Comunidade Autónoma das Canárias, assim como das Instituições de Investigação Meteorológica de Cabo Verde, do Senegal e da Mauritânia, e ainda da ARDITI através do Observatório Oceânico da Madeira, vão decorrer, nos próximos dias 4 e 5 de Junho, as Jornadas de Início do Projecto MAC-CLIMA (MAC/3.5b/254), sob o tema “Emergência Climática na Macaronésia”. https://mac-clima.energiagrancanaria.com/

Inicialmente previstas para os dias 15 e 16 de Abril na cidade de Las Palmas de Gran Canaria, perante a contingência da pandemia COVID-19, houve a necessidade de nova calendarização e vão decorrer numa plataforma electrónica.

Ao participar neste Projecto, a RAM, através da SRAAC, vai promover a criação do “Sistema Regional de Inventário de Emissões por Fontes e Remoção por Sumidouros de Poluentes Atmosféricos – SRIERPA”, ferramenta fundamental para a definição da política climática, assim como pretende atingir um segundo objectivo, o de aplicar um “Inquérito à população para conhecer a percepção dos cidadãos sobre o fenómeno das alterações climáticas e as respectivas vulnerabilidades”, bem como desenvolver o “Plano de comunicação e sensibilização no sentido de melhorar o nível de conhecimento das populações sobre os fenómenos das alterações climáticas”.

O programa das jornadas envolve a participação de todos os parceiros, sendo que no segundo dia a sessão decorrerá com 3 Mesas temáticas em simultâneo, cabendo à SRAAC a coordenação da Mesa 3, onde se desenvolverá o tema “Promoção e melhoria dos processos de consciencialização e apropriação social do conhecimento associado ao fenómeno das alterações climáticas entre os cidadãos, entidades públicas locais e empresas do espaço de cooperação”.

Paralelamente às sessões de trabalho entre os parceiros do projecto, haverá lugar a um conjunto de Jornadas de Divulgação, abertas à participação de todos os interessados, e que decorrerão nos dias 4, 8 e 10 de Junho, no horário 17-18 horas, também através de uma plataforma electrónica. O programa destas sessões públicas será conforme o indicado abaixo, e requer uma inscrição prévia através da hiperligação: https://www.eventbrite.es/e/registro-proyecto-mac-clima-programa-mac-2014-2020-cooperacion-territorial-104731921998?aff=ebdssbonlinesearch

Jornada 1. Jueves 4 junio

17:00-17:30 -Programa Climate Neutral Now (Neutralidad Climática Ahora) del Secretariado de Cambio Climático de las Naciones Unidas. Miguel Alejandro Naranjo, Oficial de Programas, Secretariado de Cambio Climático de Las Naciones Unidas.

17:30-18:00 -Costes de la inacción ante el Cambio Climático. Noemí Padrón Fumero, Profesora titular de la Universidad de La Laguna.

Jornada 2. Lunes 8 junio

17:00-17:30 -Soluciones basadas en el océano para remover CO2. Javier Arístegui Ruiz, Investigador catedrático de la Universidad de las Palmas de Gran Canaria.

17:30-18:00 -Subida sostenida de la temperatura oceánica en la Cuenca de Canarias. María Dolores Pérez Hernández. Investigadora postdoctoral del Instituto de Oceanografía y Cambio Global de la ULPGC.

Jornada 3. Miércoles 10 junio

17:00-17:30 -Diseño de paisajes costeros resilientes: Proyecto Costa Besòs. Miriam García García, LANDLAB (Planificación, Paisaje, Diseño y Cambio Climático)

17:30-18:00 -Canarias y Cambio Climático: una perspectiva circular y azul. Aridane González, Profesor ULPGC. Presidente del Comité científico para el Cambio Climático, Economía Circular y Azul del Gobierno de Canarias.