Cumprimento-vos e agradeço a vossa presença.
É com enorme satisfação que vos entrego os diplomas e certificados de qualidade ECO-ESCOLAS, no mesmo dia em que comemoramos o Dia da Terra, o 47º desde que foi celebrado, pela primeira vez em 1970.
O primeiro Dia da Terra mobilizou 20 milhões de americanos, de todas as idades, que se manifestaram a favor da preservação da Terra, do ambiente e dos seus recursos.
Passados 46 anos, mais de mil milhões de pessoas, em 192 países, participam em inúmeras atividades relacionadas com o Dia da Terra, tornando-o um dos maiores eventos de participação cívica do planeta.
Destaco, pela sua importância para a Humanidade, a cerimónia que ocorrerá, hoje, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
162 países, entre os quais Portugal, irão assinar o Acordo de Paris, sobre alterações climáticas, alcançado em Dezembro último aquando da COP21.
Sem dúvida, um passo importante para conter e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e evitar o aquecimento do planeta a níveis potencialmente desastrosos.
É neste contexto que nos encontramos aqui reunidos. Para celebrar a Terra, o seu património e a preservação do meio ambiente.
Neste Dia, é oportuno abordar a importância da Geodiversidade para a sustentabilidade da Humanidade, quer através do fornecimento de recursos, como os hídricos, os minerais e os energéticos, quer como suporte físico da nossa sociedade.
Urge reconhecer que a conservação da Natureza não pode nem deve limitar-se à proteção do seu património biológico, devendo ser integrada, em simultâneo com a componente abiótica, a geodiversidade.
Foi neste sentido que lançámos, em Março, o site “Geodiversidade da Região Autónoma da Madeira”, uma ferramenta dinâmica ao dispor de todos e, em particular, de educadores e alunos, com informação detalhada sobre os geossítios que testemunham a história geológica da Madeira e Porto Santo.
Minhas senhoras e meus senhores,
Serão entregues Diplomas de Qualidade a 19 Estabelecimentos de Ensino que se destacaram, em 2015, na implementação do Programa Eco-Escolas, assim como os Certificados de Reconhecimento Internacional Eco-Escolas, aos 25 professores coordenadores responsáveis pela implementação do programa nestas instituições.
Este é um programa internacional, vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania responsável, e que na Madeira tem sido desenvolvido pela nossa Secretaria, através da Divisão de Programas Ambientais da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (muito obrigada à dra Eunice e à sua incansável equipa).
Também não posso deixar de referir e agradecer o importante papel que os municípios têm tido, nomeadamente a nível financeiro, logístico nas atividades desenvolvidas pelas Instituições de Ensino participantes neste Programa.
Quando começámos, no ano letivo 2000/01, contávamos com apenas 3 escolas. Atualmente estão envolvidas 138 instituições de ensino, representando um universo de mais de 26.000 alunos e cerca de 3 300 professores.
Isto demonstra bem o sucesso que o programa tem alcançado junto da comunidade educativa e, por conseguinte, na nossa sociedade.
Entre os vários temas abordados, sempre de forma transversal às diferentes disciplinas, destacamos a poupança e uso eficiente da água e energia, e a redução e reciclagem dos resíduos sólidos, além de outros temas relevantes de cariz ambiental, através de atividades de caráter teórico e prático.
É junto dos mais novos que devemos, ainda que não exclusivamente, promover as boas práticas ambientais, como parte integrante da sua formação cívica. Aludindo Pitágoras: “Eduquem as crianças hoje, para que sejam adultos responsáveis amanhã”.
Estes Diplomas de Qualidade são entregues às Instituições que atingem um patamar de elevada implementação do programa. É certo que nem todas as instituições o alcançam, não porque não tenham qualidade, aliás reconhecida na ostentação da Bandeira Verde, mas porque os critérios de avaliação para obtenção deste diploma são extremamente exigentes.
Desta forma, este reconhecimento deve ser encarado não apenas como um galardão, mas também como uma responsabilidade. Chegados a este nível, é importante continuar com a implementação de medidas ambientalmente sustentáveis. Alcançá-lo é prova de um elevado empenho e comprometimento, mas mantê-lo é ainda mais!
Termino dando os meus parabéns às Instituições, aos seus Professores Coordenadores e a todos os alunos envolvidos.
Muito obrigada!