Pesquisar

Sensibilização e treinos de segurança nas escolas

Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos 09-01-2020 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Sensibilização e treinos de segurança nas escolas

Na semana que agora finda, foram realizadas – em várias escolas da Região Autónoma da Madeira – atividades relacionadas com os riscos naturais e tecnológicos, no âmbito do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos (ESPR), promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com o Serviço Regional de Proteção Civil, Associação Insular de Geografia, o IA Saúde e o Serviço de Defesa do Consumidor.

 

No infantário da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro, no Funchal, realizou-se um simulacro de incêndio, concretamente na cozinha, que desencadeou a evacuação do edifício e todos os restantes procedimentos constantes no Plano de Prevenção e Emergência da Escola e culminou com a intervenção dos Bombeiros Sapadores do Funchal no salvamento de uma suposta vítima e na extinção do suposto incêndio.

 

Ainda no Funchal, no Infantário O Carrocel, na Nazaré, realizou-se também um exercício de evacuação no turno da tarde, de forma a testar as equipas de segurança para as suas missões de emergência numa situação de incêndio.

 

Já na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, em Câmara de Lobos, teve lugar uma sensibilização para docentes e não docentes relacionada com os riscos naturais e tecnológicos, na perspetiva da identificação desses riscos e dos comportamentos de prevenção e emergência em várias situações. Esta dimensão do projeto está em linha com as medidas da responsabilidade da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia constantes no Plano de Gestão de Risco de Inundações da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

 

O projeto ESPR tem intervenção em todas as escolas da Região Autónoma da Madeira desde 2011, quer através dos técnicos das instituições parceiras, quer através do docente com o cargo de delegado de segurança na escola, e tem como objetivo cumprir as obrigações legais decorrentes da legislação de segurança contra incêndios, mas também de cumprir a missão de aumentar a cultura de segurança relativa aos riscos naturais e a diversas situações relacionadas com a proteção civil.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.