Pesquisar

Escolas de São Jorge sensibilizadas para os riscos

Projeto "Segurança em Casa, na Rua e na Escola" 03-12-2015 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Escolas de São Jorge sensibilizadas para os riscos

[publicado a 03/12/2015]

No âmbito do projeto "Segurança em Casa, na Rua e na Escola", uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Serviço Regional de Proteção Civil e a Associação Insular de Geografia, foi realizada, na passada quarta-feira, uma intervenção pelos técnicos dessas instituições em três estabelecimentos escolares de São Jorge: Centro de Atividades Ocupacionais de São Jorge, Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São Jorge e Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cardeal D. Teodósio de Gouveia.

A iniciativa teve por objetivo a criação de hábitos de segurança em toda a comunidade escolar destes estabelecimentos - alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação -  e constou de exercícios de evacuação, jogos, briefings de segurança e ações de sensibilização acerca da temática da prevenção e emergência face aos riscos tecnológicos e naturais. 

Este tipo de intervenções reveste-se de grande importância pela promoção de uma cultura de segurança nas escolas, assim como pelo treino de algumas situações de emergência, particularmente em estabelecimentos com crianças do ensino especial e com idades inferiores a seis anos, uma vez que uma parte significativa dos seus alunos ou têm mobilidade reduzida ou dificuldade na perceção e reação a uma situação de alarme e, como tal, todos os procedimentos devem estar mais automatizados e treinados.

Assim, este treino de algumas situações de emergência, neste caso relacionadas com incêndio no edifício, ajudam a colmatar essas dificuldades e a desenvolver comportamentos e procedimentos apropriados perante essas situações por parte de todos os que compõem a comunidade escolar.

No âmbito deste projeto, numa aposta dos parceiros em melhorar as condições de segurança das escolas e da sua comunidade, foram já abrangidas todas as escolas dos vários concelhos e níveis escolares, públicas e privadas da RAM, estando já este projeto na segunda ronda, contando mais de 500 intervenções e abrangido mais de 27 000 pessoas.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.