Pesquisar

Escolas do Monte treinam situações de risco

Estabelecimentos de ensino da freguesia realizaram sessões de treino de situações de eventual incêndio. 17-02-2017 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Escolas do Monte treinam situações de risco

No intuito de implementar as medidas obrigatórias de autoproteção contra incêndios em edifícios e de continuar a fomentar uma cultura de segurança nas escolas da Região, realizaram-se, na passada segunda-feira (13 de fevereiro), sessões de treino de situações de eventual incêndio no edifício e respetiva evacuação necessária de todos os seus ocupantes, nos estabelecimentos de ensino da freguesia do Monte.

 

Realizou-se também uma ação de sensibilização para docentes, não docentes e encarregados de educação na Igreja do Livramento, subordinada à temática dos riscos naturais e tecnológicos, em que estiveram presentes cerca de 140 pessoas das várias escolas, nomeadamente EB1 do Livramento, EB1 do Tanque, Infantário do Livramento e Fundação Santa Luísa de Marillac.

 

Nestas intervenções objetiva-se a criação de rotinas relacionadas com comportamentos de prevenção e emergência face aos diferentes riscos, assim como a consciencialização de todos os elementos da comunidade escolar – alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação – relativamente a esses mesmos riscos.

 

Note-se que os técnicos das instituições parceiras responsáveis pela intervenção – Secretaria Regional de Educação, Serviço Regional de Proteção Civil e Associação Insular de Geografia – referem que a operacionalidade dos Planos de Prevenção e Emergência está assegurada, e que os diversos elementos das escolas, crianças e adultos, estão perfeitamente conscientes e treinados para reagir melhor às diferentes situações de risco, sejam elas de evacuação ou de abrigo.

 

A dinâmica de intervenção semanal deste projeto denominado "Segurança em Casa, na Rua e na Escola" nas diversas escolas da RAM, pretende complementar e reforçar o trabalho dos docentes com a função de delegados de segurança, que existem em cada estabelecimento de ensino, incumbidos de manter as questões da segurança contra incêndio e riscos naturais presentes e trabalhadas em toda a comunidade escolar.

 

Para completar esta preparação em todas as escolas da zona do Monte, efetuar-se-á ainda uma intervenção no Colégio do Infante, no próximo dia 22 de março.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.