O Projeto da Convivialidade Escolar é implementado desde o ano de 2012 nas escolas de 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico da RAM. O acompanhamento periódico às escolas e os balanços fornecidos pelos órgãos de gestão e os aplicadores do projeto levaram-nos a identificar que na origem dos problemas comportamentais estão diversos fatores, entre os quais uma carência dos nossos alunos ao nível do desenvolvimento das suas competências sociais e emocionais, o que acaba por prejudicar a qualidade dos relacionamentos que estabelecem com colegas, docentes e pessoal não docente. Por outro lado, a intervenção dos docentes, psicólogos e outros técnicos é realizada, na sua maioria, a nível remediativo. Assim, é de extrema importância que haja um investimento numa intervenção primária, de forma a promover junto das nossas crianças e de uma forma estruturada, uma literacia emocional que lhes permita ultrapassar, de forma eficaz, os desafios com que se deparam ao longo da vida. Assim sendo, a partir do ano letivo 2016-2017, o projeto começou a ser aplicado, também, no 1.º ciclo do ensino básico, inicialmente, em parceria com a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), da Direção Regional de Educação, através do programa DivertidaMente, que assenta numa abordagem baseada na combinação das dimensões emocional, cognitiva e comportamental. Pretende-se promover o conhecimento emocional da criança, através da identificação e compreensão das suas emoções, das reações emocionais dos outros e das situações que as podem despoletar, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das suas habilidades sociais, nomeadamente, a cooperação, a empatia e o autocontrolo.
As sessões da Convivialidade Escolar propostas para o 3.º ciclo pretendem ser uma continuação e sedimentação das aprendizagens realizadas no 1º ciclo e apresentam-se da seguinte forma:
7.º ano - Tema: “Perdido no reino das emoções”
Objetivos:
Subtemas:
Calendarização:
4 sessões com a duração de 45 minutos cada, em data a definir pelo professor aplicador
8.º Ano - Tema: “Declaro guerra à discriminação”
9.º ano - Tema: “G.P.S. Precisa-se” (GPS - Gerar Percursos Solidários)
Subtemas
Para mais esclarecimentos, poderá submeter um pedido de consultoria para implementação das Sessões da Convivialidade, através da Plataforma de Solicitações da Convivialidade Escolar: https://cutt.ly/qfCaC2E