O dia 30 de junho assinala o Dia Mundial das Redes Sociais.
As redes sociais, como é o caso do Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Tiktok, Snapshat, entre outras, revolucionaram o modo como as pessoas comunicam e se relacionam, hoje em dia, numa dimensão cada vez mais digital.
Cientes da importância e do espaço que as redes sociais têm vindo a conquistar na sociedade de consumo atual, assim como, dos riscos associados à sua utilização, a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da Direção Regional dos Assuntos Sociais, que tem sob a sua alçada a Direção de Serviços do Consumidor, decidiu assinalar este dia, com a elaboração de uma Revista Digital, com conteúdos e recomendações sobre a temática.
A iniciativa tem por objetivo, não só reforçar os conhecimentos dos consumidores, mas, também, transmitir um conjunto de práticas responsáveis no meio digital, nomeadamente, no que concerne ao acesso, à navegação e à publicação de conteúdo nas redes sociais.
No âmbito desta atividade foi, também, criado um Questionário Online, com vista a testar os conhecimentos dos consumidores sobre a matéria em referência, cujo feedback é determinante para a projeção e adequação dos conteúdos da Direção de Serviços do Consumidor, aos diferentes públicos.
O Serviço tem apostado, fortemente, na sensibilização dos consumidores, através da divulgação de conteúdos por via digital e pretende ser um agente ativo na transição digital, na administração pública, através da adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, como é exemplo disso, a restrição, ao estritamente indispensável, da utilização de papel.
Esta iniciativa vai ao encontro de um dos propósitos do Governo Regional, bem como, da Agenda Europeia do Consumidor 2020-2025, que, sob o lema “Reforçar a resiliência dos consumidores para uma recuperação sustentável”, fixou cinco domínios prioritários, um dos quais, precisamente, a transformação digital.
Consulte a revista digital em anexo.