O projeto "Todas e Todos… fazemos tudo!" (regulamento em anexo), destinado às escolas do 1.º ciclo com pré-escolar, enquadra-se nas atuais prioridades nacionais e internacionais relativas à igualdade social entre mulheres e homens, também designada por igualdade de género, que constitui, na educação, uma das principais áreas de intervenção estratégica.
Na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, a igualdade de género, integrada na área de intervenção Cidadania e Desenvolvimento (CeD), constitui-se um domínio de trabalho, integrado transversalmente no currículo, decorrente das orientações dos domínios a trabalhar e das competências a desenvolver ao longo do ano e enquadrados no documento Estratégica de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento da Escola. Saliente-se que este domínio deve ser abordado de forma introdutória, indo ao encontro do desenvolvimento integral de rapazes e de raparigas e da construção da uma identidade pessoal que não seja limitadora da personalidade e dos gostos individuais, iniciando cada criança e cada jovem na tomada de consciência da forma como algumas limitações e constrangimentos surgem na sociedade, justificadas com base nas diferenças biológicas sexuais e sem ter em conta todas as restantes características humanas, comuns a homens e a mulheres.
Cada estabelecimento de ensino do 1.º ciclo com pré-escolar, inscrito no projeto, abordará a temática da igualdade de género, desenvolvendo uma série de reflexões, atividades e trabalhos, ao longo do ano letivo, com os grupos e as turmas participantes.
O projeto desenvolver-se-á, ao longo do ano letivo 2022/2023, de acordo com a seguinte calendarização: