O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato (IVBAM) está em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, a realizar o “Madeira Wine Experience – Los Angeles”. Neste evento, conjuntamente com o IVBAM, estão cinco empresas de Vinho Madeira: Justino's Madeira Wines, Madeira Wine Company, Henriques & Henriques, Vinhos Barbeito e Pereira D'Oliveira.
Esta aposta no mercado norte americano advém dos resultados animadores das exportações de Vinho Madeira para os Estados Unidos da América, nos últimos dois anos, tendo este mercado assumido a primeira posição, em termos de valor exportado/comercializado.
Em 2022, as exportações de Vinho Madeira para os EUA, renderam 3.431.0006,54€, mais 11% que no ano transato, apesar da ligeira diminuição em termos de volume (-16%), o que pressupõe um consumo de gamas mais altas de Vinho Madeira. Um facto que se deve ao elevado poder de compra americano, mas também à divulgação mais direcionada por parte do IVBAM e dos principais agentes do sector do Vinho Madeira nos EUA.
Para o IVBAM, a aposta na promoção do Vinho Madeira nos EUA é fundamental, não só pelos excelentes resultados que este mercado tem apresentado, em termos de valor exportado, mas também pela ligação histórica entre ambos, sendo que já em meados do século XVII e início do século XVIII, o Vinho Madeira representava dois terços de todos os vinhos consumidos nos EUA e não esquecendo que a 4 de julho de 1776 os “Fouthing Fathers” elegeram o Vinho Madeira para o “brinde da independência”.