Entre as várias medidas que ambas as partes se comprometem com este acordo, destaque para o reforço de ações de sensibilização aos colaboradores das designadas empresas, no sentido de potenciar boas práticas junto dos consumidores.
As ações de sensibilização ficam assim a cargo da Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais (DRAS), sendo ainda disponibilizado um colaborador da DRAS de formar a tratar dos processos que respeitem a reclamações.
O caráter essencial do serviço público de energia elétrica e a importância que assume na qualidade de vida dos consumidores, bem como a avultada procura na aquisição de veículos foram o mote para assinatura dos acordos de boa conduta assinados no auditório da Secretaria Regional de Inclusão e Juventude.
Para a Secretária Regional, Ana Sousa, “o objetivo passa por tornar os procedimentos mais homogéneos, facilitar a comunicação entre as partes e a promover uma análise e tratamento mais céleres e eficientes”.
A formalização destes acordos “é mais um passo na procura da excelência dos serviços que prestamos, quer da própria empresa, quer na proteção dos consumidores da região” destacando ainda que com o presente acordo “esbatem-se alguns défices de comunicação entre as partes, suscetíveis de serem restabelecidos, por via da mediação e traduzindo-se na redução do grau de conflitualidade”, concluiu a Secretária Regional.
A celebração de acordos e parcerias impulsionadoras da defesa do consumidor, com vista à promoção do equilíbrio das relações entre consumidores e agentes económicos, é uma das atribuições da Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais, sob a tutela da Secretaria Regional de Inclusão e Juventude.