A Reabilitação Psicomotora é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.Baseada numa visão global do ser humano, a reabilitação psicomotora encara de forma integrada as funções cognitivas, socioemocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto.
A Reabilitação Psicomotora estuda e intervém na expressão motora inadequada ou inadaptada, em diversas situações, geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafetivo. Trabalha sobretudo a partir de propostas de carácter ludicomotor e com recurso às componentes verbal e não verbal da comunicação, com vista à melhoria das competências psicomotoras (tonicidade, equilíbrio estático e dinâmico, noção do corpo, lateralidade, estruturação espácio-temporal e motricidade global e fina) da criança ou do adolescente.
O técnico superior de educação especial e reabilitação / técnico superior de reabilitação psicomotora “É o trabalhador que, de acordo com modelos, técnicas e instrumentos, avalia, planeia e intervém junto dos utentes de todas as faixas etárias, áreas da psicomotricidade (intervenção precoce, reeducação e terapia psicomotora), da atividade motora adaptada (condição física, recreação e desporto adaptado), da autonomia social (competências sociais, cognitivas e de adaptação conducentes à autonomia e independência do individuo em diferentes contextos, ao nível do individuo, da família e da comunidade), e ainda nos domínios das acessibilidades e das ajudas técnicas (Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 39, 22/10/2017).
A intervenção psicomotora promove ainda: - a perceção e a consciencialização corporal; - a expressão dos afetos e emoções; - a autorregulação do comportamento; - as competências sociais; - o reforço da identidade e - a adaptação aos contextos relacionais de forma segura e confiante.
A intervenção pode ser direta, indireta e consultoria, podendo realizar-se na escola, no serviço onde o profissional desempenha funções ou no domicílio.