O processo da integração de componentes regionais e locais no currículo de Educação Musical, na Região Autónoma da Madeira, teve o seu início oficial em 2006, com a edição de um livro de apoio ao professor, destinado ao 2.º ciclo do ensino básico e outro em 2009, destinado ao 3.º Ciclo. Neste âmbito, e desde então, a criação de materiais didáticos que complementam estas edições tem sido uma constante e uma mais-valia, sendo estes disponibilizados num site interativo de apoio ao docente. Considerando o vasto património musical da RAM, a inserção no currículo destas práticas musicais tem por objetivos: ajudar o aluno a se integrar nas estruturas sociais que o rodeiam; a conservar o património musical madeirense, através da educação e, por último, o reforçar da identidade regional, numa época de forte globalização económica e cultural. Neste contexto, têm sido realizadas conferências didáticas nas escolas, envolvendo alunos e docentes, e formação contínua para os professores. Link Regionalização do Currículo em Educação Musical Contacto: Susana Janice Fernandes Alves Abrantes
Coordenadora do Projeto de Regionalização do Currículo em Educação Musical
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