Sustentados na leitura e na reflexão de documentação criteriosamente selecionada, propomo-nos apoiar os educadores de infância na apropriação de um referencial teórico capaz de os securizar na implementação de novas formas, mais dinâmicas, interativas e significativas, de planear e avaliar os contextos e as aprendizagens das crianças e garantir às suas práticas a intencionalidade educativa que se deseja.
É uma oficina com reflexos muito significativos nas práticas das educadoras que a frequentam. Os níveis de envolvimento pessoal vividos nos grupos que já a frequentaram são reveladores da pertinência que todos os conteúdos têm na formação pessoal e profissional do educador de Infância.
Sobre as oficinas, deixamos dois testemunhos individuais de um processo participado, muito dialogado e, sobretudo, revelador do seu impacto no quotidiano das salas de educação de infância: “Saliento a aplicabilidade de tudo o que se aprendeu, a partilha de experiências entre colegas, o apoio da formadora na mudança/melhoramento da minha prática.”
“Uma oficina onde o diálogo entre a formadora e as formandas se desenvolveu de uma forma enriquecedora. Os temas foram ao encontro da prática desenvolvida na sala com as crianças.”