A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos dos Louros, escola associada do Projeto E-MaGIC (Education in Mathematics in Game-based Immersive Contexts), participou na 1.ª fase de testes do serious game “Clash of Wizardry”.
De 13 a 17 de janeiro, nas aulas de Matemática, cerca de 200 alunos e professores do 3.º ciclo do ensino básico da Escola dos Louros testaram e avaliaram a usabilidade e interface do serious game “Clash of Wizardry”.
Os alunos, no papel de grupo experimental, foram dando sugestões construtivas e referindo erros de programação que iam encontrando, à medida que iam jogando, contribuindo, desta forma, para o melhoramento do jogo. Os alunos demonstraram bastante interesse e empenho na exploração do jogo, sendo frequente ouvir-se nas salas de aula comentários como: "As aulas de matemática deviam ser sempre assim!", "Este jogo é lindo!", "Bué fixe!".
A fase de testes do jogo é de relevante importância no processo de desenvolvimento, devido ao facto deste (o jogo) ser analisado, a nível pedagógico, por professores e de se obter um feedback direto, por parte dos alunos. “Clash of Wizardry” será disponibilizado, gratuitamente, nas lojas de aplicações, como a App Store e a Play Store, em outubro do presente ano.
Considerando a necessidade de encontrar parcerias para consultoria pedagógica, testagem, avaliação e disseminação do serious game “Clash of Wizardry”, através do grupo disciplinar de Matemática, a entidade coordenadora do projeto E-MaGIC, a Direção Regional de Educação, através do Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas, convidou, entre outras, a E.B. 2,3 dos Louros para se integrar no projeto como escola associada.
O serious game “Clash of Wizardry” é o produto intelectual resultante de uma parceria para a inovação entre quatro países da União Europeia (Alemanha, Grécia, Itália e Portugal), a desenvolver até 31 de outubro de 2019.