Pesquisar

Dr. Jorge Morgado - Mensagem

Dr. Jorge Morgado - Mensagem

Bem vindos ao site da Inspeção Regional de Educação

 

Este departamento é o serviço da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia(SRE), dependente do Secretário Regional, a quem incumbe o exercício da tutela inspetiva dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como dos serviços dependentes desta Secretaria Regional, nomeadamente através de ações de avaliação, auditoria, verificação e apoio técnico na salvaguarda do serviço público de educação.

 

Tendo como principal missão da sua ação a escola como organização educativa, assume como prioritária a qualidade da educação das crianças e do ensino dos alunos, numa perspetiva de educação para todos, de direitos humanos e de inclusão.

 

Neste paradigma referencia-se as seguintes linhas de orientação estratégica, a saber

- Propor ou colaborar na preparação e execução de medidas que visem o aperfeiçoamento e a melhoria do funcionamento do sistema educativo regional e da qualidade dos estabelecimentos de educação e de ensino, numa perspetiva de promoção do sucesso escolar dos alunos, de alteração da cultura de retenção, de promoção do espírito crítico e da assunção do compromisso ético de transformação da realidade socioeducativa;

- Proceder a avaliações globais do sistema educativo regional, nomeadamente no âmbito da avaliação organizacional e desenvolvimento das escolas;

- Conceber, planear e executar ações inspetivas, em qualquer âmbito do funcionamento do sistema educativo regional, por forma a promover a qualidade pedagógica e organizacional dos estabelecimentos de educação e ensino;

- Conceber, propor e realizar estudos que contribuam para a formulação de políticas de educação, de formação e avaliar o desempenho e a gestão administrativa e financeira dos serviços e organismos da SRE, de acordo com as orientações e políticas delineadas e apreciar a legalidade dos respetivos atos.

 

Para a prossecução destas metas a equipa de Inspeção desenvolverá ações numa perspetiva de melhoria de serviços prestados pela organização.

 

Esta página dá-vos a conhecer os projetos e ações deste departamento, os seus atores que constituem o rosto visível da organização, num quadro de transparência e norteado, pelo princípio de disponibilização de informação ao público em geral, e, à comunidade educativa, em particular, numa lógica interativa e de partilha.

 

 

Nesta nova centralidade a Inspeção assume-se como um parceiro para a melhoria das lógicas organizacionais desta Secretaria Regional com especial enfoque na escola como organização educativa em prol da melhoria da qualidade da educação das crianças e do ensino dos alunos que constituem o cerne do Sistema Educativo Regional.


A Inspeção

Contactos

 

Rua das Hortas, n.os 16 e 18,

9054 - 506 Funchal

T.: (+351) 291 145 510  
ire@madeira.gov.pt


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.