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Continuação do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” no dia 11 de dezembro, dinamizado pelo Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Dinamizado pelo Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto da Educação da Universidade do Minho, com a temática da constituição de turmas e gestão da diversidade de públicos escolares 11-12-2015 Inspeção Regional Educação
Continuação do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” no dia 11 de dezembro, dinamizado pelo Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Decorreu na passada sexta-feira mais um momento de formação no âmbito dos Diálogos sobre Educação e que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Tendo por base o estudo efetuado com Fátima Antunes e que teve como corolário a publicação do livro Públicos Escolares e Regulação da Educação -Lutas Concorrenciais na Arena Educativa, editado pela Fundação Manuel Leão, trabalho que  "explora os complexos processos de (multi)regulação da educação procurando esclarecer algumas questões pertinentes, a saber:

-Como intervêm as políticas educativas, os processos escolares e as estratégias das famílias para produzir um envolvimento educacional diferenciado e uma desigual distribuição e apropriação de bens educativos para distintos segmentos da população?

-Como lidam as escolas com as novas condições que enquadram as suas actividades, nomeadamente no que respeita à gestão da diversidade dos públicos escolares?

Através do olhar sociológico e organizacional, tenta-se desvelar alguns processos em que interagem certas intervenções do Estado e a multiracionalidade das lógicas de acção presentes nas escolhas organizacionais das escolas e nas estratégias das famílias face à escolarização dos filhos, intervenções, escolhas e estratégias que assim constroem campos regulados que, se não determinam, condicionam o mundo dos possíveis."

(Texto efetuado com base na sinopse do livro)


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