Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Nota de pesar

Falecimento Lourdes de Castro 08-01-2022 Presidência
Nota de pesar

O Governo Regional e o seu Presidente, Miguel Albuquerque, vêm manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento, hoje, aos 91 anos, no Funchal, da artista plástica madeirense, figura de proa na arte portuguesa contemporânea, Lourdes de Castro.

À família, o Executivo madeirense e o seu presidente endereçam as suas mais sentidas condolências pelo falecimento da brilhante artista nascida na Madeira a 9 de dezembro de 1930, associando-se à sua dor

Lourdes de Castro frequentou o curso superior de Belas Artes da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, que não viria a concluir.

Viveu em Munique e em Paris.

A sua obra, composta por diferentes fases, fica marcada pelo conceito de sombra e de luz, presente praticamente em toda a produção artística a partir de 1961.

A obra da artista plástica está representada em várias coleções públicas e privadas em Londres, Havana, Belgrado, Cracóvia e, em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Serralves.

É esta ilustre Madeirense que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte.

 

 

Funchal, 8 de janeiro de 2022

O Gabinete da Presidência do Governo Regional da Madeira