A Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, através da Direção Regional do Ambiente e Mar, é beneficiária da operação M2030-FEDER-03158400, intitulada “Reforço da Monitorização da Qualidade do Ar Ambiente na Região Autónoma da Madeira”, com o acrónimo ReMAQ-RAM, aprovada em 9 de fevereiro de 2026.
A operação é cofinanciada em 85% pelo Programa Regional Madeira 2021-2027 (Madeira 2030), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), enquadrando-se na Prioridade 2A – “Madeira + Verde: Ação Climática e Transição Energética”, no âmbito do Objetivo Específico RSO2.7 – “Reforçar a proteção e preservação da natureza, a biodiversidade e as infraestruturas verdes, inclusive nas zonas urbanas, e reduzir todas as formas de poluição (FEDER)”, e da tipologia de intervenção “Melhoria e monitorização da qualidade do ar e do ruído”.
A operação ReMAQ-RAM tem como principal objetivo reforçar a monitorização da qualidade do ar na Região Autónoma da Madeira, assegurando a disponibilização de dados fiáveis e representativos e dando resposta às novas exigências estabelecidas pela Diretiva (UE) 2024/2881, contribuindo para a proteção da saúde pública e para a sustentabilidade ambiental.
Para esse efeito, a operação contempla:
A operação tem um custo total elegível de 868 945,00 € e prevê-se que decorra até 31 de dezembro de 2027.
A ReMAQ-RAM representa um investimento no reforço da capacidade de monitorização e conhecimento da qualidade do ar na Região Autónoma da Madeira, contribuindo para uma melhor prevenção e gestão da poluição atmosférica, para a proteção da saúde pública e para a promoção de uma Região mais sustentável e ambientalmente resiliente.