Pesquisar

Vendas de limão crescem

Produção em modo biológico também registou crescimento. 09-05-2016 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Vendas de limão crescem O Secretário Regional de Agricultura e Pescas esteve presente no encerramento da Festa do Limão que decorreu na freguesia da Ilha – Santana. Trata-se de uma iniciativa da Casa do Povo local que este ano assinalou a XV edição.
Na ocasião Humberto Vasconcelos referiu que este produto teve um acréscimo nas vendas na ordem dos 16% em parte devido à procura interna, mas também devido ao trabalho que foi feito pelos técnicos e pelo rejuvenescimento dos limoeiros. 
Em 2016, o número de explorações, a área e a produção de limão, manter-se-ão aos mesmos níveis dos valores registados em 2015, ou seja, cerca de 720 produtores ocupando uma área de cerca de 81 hectares, com uma produção aproximada de 1.242 toneladas. 
Na representatividade da cultura à escala do território da Região, é no concelho de Santana onde de longe esta abrange maior área (69,6%), seguindo-se-lhe por ordem decrescente de importância os concelhos de Santa Cruz (10,8%), de São Vicente (4,9%) e da Calheta (4,1%).
A superfície dedicada ao limoeiro na freguesia da Ilha, é de cerca de 21 hectares (26% da área da fruteira na RAM), envolvendo entre 60 a 65 citricultores.
Este ano a  XV Exposição Regional do Limão contou com a presença de 564 agricultores, mais 154 que no evento do ano anterior.  

Produção em modo biológico
A produção biológica no que se refere à cultura do limoeiro é bastante recente. A cultura do limão biológico começa a ter maior importância a partir de meados da década passada. 
Neste momento são 11 as explorações que se dedicam à produção de limão biológico (eram 8 em 2011), numa área total de 2,6 hectares. 
Em 2015, o preço médio do limão obtido em Modo de Produção Biológico situou-se em 2,63 €/Kg.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.