Pesquisar

Governo Regional impulsiona apicultura no Porto Santo

Atividade apícola estava extinta há 10 anos na "Ilha Dourada" 07-07-2016 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Governo Regional impulsiona apicultura no Porto Santo  A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura e em parceria com a Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo, com o objetivo de dar continuidade ao projeto de reintrodução e dinamização da atividade apícola na “Ilha Dourada”, adquiriu 10 enxames à Fruter nos Açores para distribuição gratuita pelos apicultores daquela Ilha que se mostraram interesse em desenvolver a atividade.
Trata-se de um trabalho de continuidade que a SRAP iniciou em 2015 quando a atividade apícola naquela localidade estava extinta há mais de dez anos, presumivelmente devido a um surto de Loque americana, doença muito contagiosa provocada por uma bactéria que afeta a criação. Aliás, a preocupação da secretaria pela não introdução de doenças na ilha do Porto Santo tem sido uma constante e por esse facto os novos enxames foram adquiridos nos Açores – única região em solo português livre da doença Varroa.
As mesmas foram distribuídas pelos apicultores com o apoio de técnicos da Divisão de Experimentação e Melhoria Agrícola em colaboração com a DRAP-Porto Santo.
Os enxames introduzidos foram devidamente acompanhados por certificado sanitário, que atesta a proveniência de uma zona isenta de doenças de declaração obrigatória, bem como os relatórios de controlo sanitário e boletim de análises, para que a ilha possa manter o estatuto de isenta no que se concerne a doenças e pragas que afetam as abelhas e as colmeias.
Para o Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, a entrega dos “enxames visa impulsionar o setor na ilha, ao mesmo tempo que tem um papel muito importante ao nível da biodiversidade, pois sabemos a importância da abelha na polonização”. Segundo lembrou, a ajuda aos agricultores vai muito além da entrega destes enxames. “Este ano já foram muitas as iniciativas que a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas teve junto dos agricultores do Porto Santo, nomeadamente através de formações ministradas pelo IVBAM naquela ilha, no pagamento do fardo de palha para que os agricultores portosantenses, paguem o mesmo ao cobrado na ilha da Madeira, em sessões de esclarecimento do PRODERAM e na ajuda ao escoamento dos agricultores. Ao nível das pescas recordo que a lota está sempre disponível para ajudar o pescador e isso viu-se quando surgiu recentemente um grande aumento de atum no Porto Santo”.
Neste momento, existem 44 colmeias naquela Ilha distribuídos por 6 apicultores registados na base de dados do registo da atividade apícola.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.