Pesquisar

SRAP implementa projecto INOVAGRO

O objetivo passa por promover o desenvolvimento e a inovação dos produtos agrícolas e agroalimentares regionais procedendo à sua promoção e transferência para a agricultura e ou a agroindústria. 06-09-2016 Agricultura e Desenvolvimento Rural
SRAP implementa projecto INOVAGRO

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura e Pescas implementou o projecto INOVAGRO que tem por missão promover o desenvolvimento e a inovação dos produtos agrícolas e agroalimentares regionais procedendo à sua promoção e transferência para a agricultura e ou a agroindústria.
Para já, no âmbito deste novo projecto, destacam-se duas acções. A primeira destinada à evolução da Produção e Consumo de Germinados – contemplando, entre outros aspectos a seleção de novas culturas produtoras de semente, testes de germinação, análises microbiológicas e do valor nutritivo e diversificação de suportes/condições de germinação. A segunda acção diz respeito ao Cultivo Comercial de Cogumelos da Madeira – contemplando igualmente a seleção de novas variedades, incluindo espécies autóctones, testes de produção em vários ambientes e com vários substratos de produções agrícolas madeirenses, análises toxicológicas e do valor nutritivo, contemplando ambas as acções os respectivos painel tests, avaliação custos de produção e de comercialização e ainda ensaios de produção em escala agrícola.
Para o Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, este novo projecto terá um papel estruturante na agricultura regional projectando-a para uma nova realidade, “temos que nos ajustar a uma realidade diferente da agricultura, o futuro do sector irá passar pela inovação e conhecimento. Temos que nos actualizar para não ficarmos ultrapassados. É um novo paradigma”, referiu.
A inovação foi colocada no centro da estratégia Europa 2020, dado que, com uma população envelhecida e as fortes pressões competitivas da globalização, o crescimento económico e o emprego futuros na Europa terão, cada vez mais, de resultar da introdução de inovação em produtos, serviços e modelos de negócio.
A estratégia Europa 2020 inclui como uma das suas três prioridades, as quais se robustecem reciprocamente, o crescimento inteligente, a passar pelo desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação.
Nesta orientação, extensível também aos setores da agricultura e do agroalimentar, é visado que a investigação e a inovação (e transferência de conhecimento), sejam transformadas em produtos e serviços, sem descurar os aspetos organizacionais, que, no respeito pela sustentabilidade ambiental, melhorem a competitividade e dinamizem a criação de emprego.
Assumindo esta importância, constam do Programa do XII Governo Regional da Região Autónoma da Madeira para os setores agrícola e agroalimentar, vários objetivos que assentam na promoção da criação e implementação de inovação.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.