Pesquisar

Humberto Vasconcelos defende banana da Madeira em Estrasburgo

Secretário Regional esteve reunido com o comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan 19-09-2016 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Humberto Vasconcelos defende banana da Madeira em Estrasburgo O secretário regional de Agricultura e Pescas esteve em Estrasburgo  onde defendeu, perante o comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan e o Presidente do PPE, Joseph Daul  a importância da cultura da banana para a Região. 
Numa reunião inserida no âmbito da APEB – Associação de Produtores Europeus de Banana Humberto Vasconcelos falou sobre as características deste produto insular e a sua margem de crescimento. Lembrou igualmente que é necessário melhorar o apoio financeiro para os agricultores que cultivam este produto especialmente na Madeira onde o relevo dificulta por vezes os meios mecanizados e produções maiores.
Falando também para representantes da Martinica, Guadalupe e Canárias o governante lembrou que a banana da Madeira está permanentemente a sofrer a concorrência de outros mercados como o da América Latina que conseguem por os seus produtos no mercado com um preço inferior. “É fundamental dar mais rendimento ao agricultor face ao facto de sermos região ultraperiférica e pelo modo de cultura que praticamos. Há muitas famílias que dependem da banana” disse.
No final do encontro o comissário europeu mostrou-se muito sensibilizado reconhecendo a importância dos apoios comunitários para o sector. Phil Hogan ainda teceu vários elogios à organização do sector da banana no seio da APED.
Recorde-se que ainda este mês será inaugurado uma nova centro de manuseamento da banana na Ponta de Sol. Trata-se de um investimento ao nível do que há de melhor na Europa e que será capaz de processar cerca de 80 toneladas de banana dia.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.