Pesquisar

Mais de um milhão de apoios no âmbito de LEADER

Humberto Vasconcelos mostra-se satisfeito pela execução do programa comunitário. 22-08-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Mais de um milhão de apoios no âmbito de LEADER Foram recentemente aprovadas, pelo secretário regional de Agricultura e Pescas, as primeiras candidaturas no âmbito da medida LEADER (de Apoio ao desenvolvimento local de base comunitária), do PRODERAM 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira. Ao todo cifra-se em mais de um milhão de euros o apoio do PRODERAM para uma medida que tem por objetivo promover, nos territórios predominantemente rurais, estratégias que visam o desenvolvimento local.
Neste caso as candidaturas aprovadas são geridas pelo Grupo de Ação Local – ADRAMA, cuja área de intervenção são os concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz, São Vicente e Santana. 
As candidaturas aprovadas, públicas e privadas, enquadram-se na submedida 19.2 – apoio à realização de operações no âmbito das Estratégias de Desenvolvimento local, designadamente na ação 19.2.1. – Apoio às atividades não agrícolas em zonas rurais (Diversificação de atividades não agrícolas; criação e reestruturação de negócios em meio rural; e apoio a atividades turísticas) e na ação 19.2.2. – apoio aos serviços básicos para a população rural (reforço dos serviços básicos para populações rurais; recuperação e valorização do património rural e infraestruturas de pequena escala).
Na ação 19.2.1. – Apoio a atividades não agrícolas em zonas rurais, foram aprovadas três candidaturas nos concelhos do Porto Moniz, São Vicente e Calheta num total de apoio do PRODERAM 2020 correspondente a 339.450,38 euros, onde as taxas de apoio variam entre os 40 e os 50%.
Já na sub medida 19.2.2.- Apoio aos serviços básicos para a população rural foram aprovadas oito candidaturas nos concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta e Santana num total de apoio do PRODERAM 2020 de 283.751,55 euros. As taxas de apoio variam entre os 60 e os 80%. Nesta ação receberam ainda parecer favorável 3 candidaturas num total de apoio do PRODERAM 2020 de 490.000,00 euros que transitam para o próximo concurso.
Para Humberto Vasconcelos, secretário da tutela, o apoio a estes investimentos revestem-se de grande importância uma vez que são projectos que criam e mantêm os postos de trabalho. “A media LEADER é muito importante pelo desenvolvimento que leva ao local onde é feito o investimento. Por outro lado, ajuda a criar e a manter os postos de trabalho nos concelhos rurais combatendo igualmente a desertificação interior, que é um dos objectivos dos fundos comunitários”, disse Humberto Vasconcelos que segundo fez saber está satisfeito com a execução e trabalho realizado pela “excelente equipa que compõem o PRODERAM”.
Entretanto encontra-se já aberto o concurso que decorre até 12 de Setembro  para a ação 19.2.1. – Apoio a atividades não agrícolas em zonas rurais, e para a ação 19.2.2 – Apoio aos serviços básicos para a população rural. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.