O Secretário Regional das Finanças, Duarte Freitas, e o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, visitaram as obras em curso do novo Datacenter com certificação “Tier 3”, destinado a servir toda a Administração Pública da Região Autónoma da Madeira. A infraestrutura está a ser construída nas Virtudes, no Funchal, junto à subestação elétrica, numa obra promovida pelo Governo Regional através da EMACOM, empresa do grupo da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM).
Durante a visita às obras foram realçadas as vantagens e os objetivos estratégicos da infraestrutura. O projeto inclui um datacenter principal no Funchal, um redundante em Machico e um sistema de “Disaster Recovery” no Porto Santo. Integra ainda novos cabos submarinos e a modernização da subestação das Virtudes, que levará à criação de um polo tecnológico avançado que irá reforçar a capacidade da Região para prestar serviços digitais e posicionar a Madeira num patamar competitivo a nível internacional.
Com um investimento de 15,5 milhões de euros, ao abrigo do PRR, os Datacenters deverão estar operacionais no primeiro semestre de 2026.