No âmbito da sua autonomia, compete às escolas tomar decisões que contribuam para a construção do perfil dos alunos do século XXI (críticos, criativos, participativos, responsáveis, assertivos e resilientes). Centrar nos alunos a construção do conhecimento, valorizando competências adquiridas e considerando o seu desempenho social e cultural, na escola e fora dela, implica, entre outros, uma leitura funcional das aprendizagens essenciais e dos princípios da educação inclusiva. Na gestão do currículo, tomar decisões acerca de semanas temáticas, fusão de disciplinas, projetos interdisciplinares ou disciplinas semestrais pode passar por (re)organizar o tempo dispensado a cada área curricular e implicar uma organização diferente de horários, atividades escolares e dinâmicas. Neste pressuposto, as metodologias ativas e as ferramentas digitais constituem-se como importantes facilitadores da ação docente e da aprendizagem.
Assim, pretende-se refletir acerca dos conceitos de currículo e de gestão curricular, à luz da autonomia e da flexibilidade curricular, cientes de que uma gestão eficiente e eficaz do currículo é o caminho para se conseguir que os alunos aprendam mais e de modo mais significativo.
O Curso realiza-se através das Plataformas MS Teams e Moodle.
NOTA: Será dada prioridade a docentes de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com preferência para professores titulares de turma, no caso do 1.º Ciclo.