Enquadrado no Plano Estratégico para a Inovação Educacional, da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), e no âmbito do contínuo alargamento do projeto dos Manuais Digitais, a SRE, através da Direção Regional de Educação, desenvolve um programa de formação que procura apoiar os docentes na operacionalização do projeto, capacitando-os de competências digitais necessárias para uma utilização efetiva dos manuais digitais e das plataformas digitais da Escola Virtual e da Aula Digital.
Com este conjunto de formações, que abrangem todas as escolas públicas da RAM com 2.º e 3.º ciclos, pretende-se pretende capacitar os docentes de estratégias que potenciem a utilização pedagógica dos manuais digitais, dos equipamentos de suporte aos mesmos e do acesso à internet, agora generalizado em todas aquelas escolas.
Este ano letivo, destaca-se a experiência-piloto da Escola Secundária Francisco Franco e da Escola Secundária Jaime Moniz, com a aprticipação dos professores do 10.º ano de escolaridade.
A partir de 11 de novembro, a DRE disponibiliza, assim, 20 cursos de formação, nas seguintes escolas:
Grupo 1 - EB123/PE Bartolomeu Perestrelo
Grupo 2 - EB23 Dr. Horácio Bento Gouveia
Grupo 3 - EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva
Grupo 4 - EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva
Grupo 5 - Escola Básica com Pré-escolar dos Louros
Grupo 6 - EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro
Grupo 7 - ES Jaime Moniz
Grupo 8 - EB23 da Torre
Grupo 9 - EBS Dr. Maurílio da Silva Dantas
Grupo 10 - EB23 Estreito de Câmara de Lobos
Grupo 11 - EBS Padre Manuel Álvares
Grupo 12 - EBS Bispo D.Manuel Ferreira Cabral
Grupo 13 - EBS Ponta do Sol
Grupo 14 - EBS Calheta
Grupo 15 - EBS Calheta
Grupo 16 - EBS D.Lucinda Andrade
Grupo 17 - EBS Santa Cruz
Grupo 18 - EBS Santa Cruz
Grupo 19 - EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro
Grupo 20 - EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro
Os conteúdos da formação focam-se na exploração e utilização das funcionalidades das plataformas e dos manuais digitais, promovendo a criação de rotinas e procedimentos diários que efetivem práticas de ensino e de aprendizagem centradas no aluno e promovendo uma melhoria dos resultados escolares, favorecida pelo feedback imediato após a realização de atividades interativas.