O governante sublinhou a importância de sensibilizar “as atuais e as novas gerações” para a defesa dos mares madeirenses, que classificou como “um ativo estratégico de grande relevância para a Região Autónoma da Madeira”. Referiu que essa importância se faz sentir “ao nível ambiental, da pesca e também da defesa nacional”, num contexto internacional que considerou cada vez mais exigente e instável.
José Manuel Rodrigues vincou a posição geoestratégica da Madeira no Atlântico, entre a Europa, África e as Américas, lembrando que essa localização reforça a necessidade de atenção redobrada à proteção do mar e das águas territoriais. Nesse sentido, reiterou o apelo para que o Estado invista mais na vigilância e na defesa marítima da Região.
O Secretário Regional da Economia destacou também o papel da APRAM – Administração dos Portos da Madeira, da Secretaria Regional de Economia e do Governo Regional na requalificação da Marina do Funchal, espaço que disse ter sido devolvido à cidade. Garantiu que o objetivo é transformar novamente a marina “numa centralidade do Funchal”, não apenas como “espaço lúdico e de recreação, mas também como local de sensibilização para as atividades marítimas e para a importância do mar no contexto da Madeira e do Porto Santo”.
A iniciativa da Escola dos Louros foi o culminar do projeto “Marés com Vida”, desenvolvido sob a égide da Escola Azul, e formalizou o apadrinhamento da Marina do Funchal por parte deste estabelecimento de ensino. Ao longo da manhã, os alunos promoveram várias ações de sensibilização para o impacto da poluição marinha, com particular destaque para o combate ao descarte de beatas de cigarro.
Entre as dinâmicas apresentadas, pelos alunos e pelos professores, estiveram a lona educativa “Vida no Mar da Madeira”, a exposição “O Peixe não fuma!”, um mural Escola Azul/Escola dos Louros e a distribuição de cinzeiros portáteis ao público, numa parceria com a Câmara Municipal do Funchal. O evento contou ainda com momentos culturais e com o apoio da Polícia de Segurança Pública.